Geral

Representantes da Educação visitam creches em São Paulo

29/06/2022
Representantes da Educação visitam creches em São Paulo

Coordenadora de Educação Infantil, Patrícia Siqueira, junto às crianças da creche em Atibaia. Foto: cortesia

Representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizaram visitas técnicas em creches de São Paulo, no último dia 15, com o objetivo de implementar um projeto que ampliará a oferta nas creches da rede municipal de ensino de Maceió, através de parceria com organizações da sociedade civil.

O projeto vem como um forte apoio para auxiliar na redução do déficit de vagas da educação infantil em Maceió. As visitas ocorreram nas creches do município de São Paulo e de Atibaia, onde os representantes conheceram de perto como funcionam as atividades realizadas nas instituições. Em São Paulo, o projeto voltado para a primeira infância, foi implementado a mais de 20 anos e hoje tem cerca de 17 instituições parceiras que atendem a educação infantil daquela capital.

O grupo foi formado pela diretora de gestão educacional, Tânia Almeida, pela coordenadora de Educação Infantil, Patrícia Siqueira, pelo coordenador do setor de infraestrutura, Luiz Antônio Lins e pelo representante jurídico, Leonardo Jatobá Reis.

Representantes da Educação Municipal de Maceió ao lado de profissionais da rede de Atibaia. Foto: cortesia

Representantes da Educação Municipal de Maceió ao lado de profissionais da rede de Atibaia. Foto: cortesia

Patrícia Siqueira conta que o grupo visitou duas instituições grandes e puderam analisar minuciosamente os detalhes do projeto para implementar em Maceió.

“Pudemos ver e entender alguns desafios e possibilidades que podemos alinhar com a nossa proposta aqui na rede. Também visitamos a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e nos reunimos com a equipe técnica, que é responsável pelos convênios, e lá eles nos apresentaram alguns detalhes acerca da parte jurídica, toda a parte de convênio, como eles realizam, quais são os entraves, o que nos ajudou a repensar e refletir como vai se dá esse processo aqui”, pontuou Patrícia.

Para o representante jurídico da Semed, Leonardo Jatobá, com a viagem eles puderam analisar de perto esse sistema de parcerias e compreender o que pode ser aplicado na realidade da sede.

Representante jurídico da Semed, Leonardo Jatobá. Foto: Arquivo pessoal.

“A gente constatou que esse sistema vem como um braço forte para poder auxiliar na redução do déficit de vagas da educação infantil, além da troca de experiências e receber bastante informação para trazer pro nosso Município, aplicar a nossa realidade e desenvolver essa política aqui. A gente viu a excelência e a qualidade do serviço prestado em ambos os municípios”, finalizou Leonardo.