Geral

Prefeitura recebe a visita de técnicos do IBGE com atualizações sobre o Censo 2022

22/06/2022
Prefeitura recebe a visita de técnicos do IBGE com atualizações sobre o Censo 2022

Foto: Pablício Vieira – Ascom Arapiraca.

O Censo, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), acontecerá em todo o Brasil a partir do dia 1º de agosto, porém, as equipes técnicas do órgão já estão em campo realizando a primeira etapa do processo.

Durante reunião realizada na manhã desta quarta-feira (22) entre a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, com os agentes técnicos do IBGE, fora indicados os procedimentos que estão sendo feitos no município nesse primeiro momento de atuação do instituto.

Estiveram presentes na ocasião, a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rosa Lira, a adjunta Sandra Alves, o geógrafo da Prefeitura, Amesson Marques, e o coordenadores do IBGE, Ana Rosa Vieira Silva e Luciano Mota.

De acordo com a coordenadora Diária do IBGE, Ana Rosa Vieira Silva, existem, em Arapiraca, 19 pessoas em campo, atuando no reconhecimento dos setores e entornos urbanísticos do município.

Ainda segundo ela, nesse primeiro levantamento, estão sendo analisadas as regiões pavimentadas, iluminação pública, rampas de acessibilidade, pontos de ônibus e a arborização da cidade.

“Eles estão fazendo um trabalho de visão geral da região visitada. Esse é um trabalho preliminar ao que o recenseador irá realizar a partir do dia 1º de agosto”, apontou a coordenadora Ana Rosa Vieira Silva.

Os recenseadores são responsáveis por repassar por quadros a situação urbanitária de cada cidade, percorrendo o setor censitário sob sua responsabilidade, registrando endereços e conversando com moradores.

A partir do dia 18 de julho, todos os recenseadores passarão por um treinamento para o início das atividades que serão realizadas no dia 1° de agosto.

“É importante que toda a população esteja ciente da importância de responder aos recenseadores, é a garantia de mostrar quem e quantos somos no município. Então, receber o profissional e responder às perguntas é imprescindível para o planejamento das políticas públicas do município”, destacou a secretária Rosa Lira.