Geral

Prefeitura realiza visita técnica para iniciar melhorias no Loteamento Betel

10/06/2022
Prefeitura realiza visita técnica para iniciar melhorias no Loteamento Betel

Visita técnica contou com representantes de várias secretarias no Loteamento Betel. Foto: Célio Júnior/Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió realizou nesta sexta-feira (10) uma visita técnica com várias secretarias para iniciar intervenções de melhorias de infraestrutura no Loteamento Betel, no bairro Santos Dumont, que atenderão demandas antigas dos moradores.

Eles pedem a ativação do Terminal de Ônibus, construído há mais de dez anos, mas que não funciona, e a pavimentação das ruas. Por isso, o Município enviou ao local representantes das secretarias responsáveis, para conhecer o problema em campo e discutir soluções, que serão apresentadas à comunidade e, em seguida, implementadas.

A primeira intervenção na área já foi iniciada pela Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), com a limpeza da linha d’água, capinação, pintura de meio-fio e a limpeza do terminal para posterior ativação. A próxima medida da pasta será a construção de uma praça em um espaço público na comunidade.

Nos próximos 15 dias, a Secretaria de Infraestrutura deve iniciar as obras de drenagem na região, com a implantação do sistema de saneamento, que vai reduzir as poças de lama em períodos de chuva e garantir a correta destinação do esgoto das casas.

A drenagem antecede o serviço de pavimentação, que será feito após o período chuvoso. “Vamos trazer o pessoal da área de projetos para identificar as necessidades e metragens do loteamento, e colocar tudo em planejamento e execução. Nos próximos 15 dias já estaremos com as máquinas e o corpo de funcionários no local”, afirmou o assessor especial da Seminfra, Hugo Barros.

Transporte público

As medidas para a reativação do Terminal de Ônibus também já estão sendo tomadas pela Superintendência de Transporte e Trânsito, com a adequação do projeto antigo, e com o planejamento de novas rotas para que os veículos possam estacionar no local.

De acordo com o assessor técnico de Planejamento da SMTT, Silvio Sarmento, inicialmente devem ser feitas adaptações nas linhas do Santos Dumont e da Forene até que se defina uma rota definitiva, que depende da abertura de vias.

Essa definição passa pela intervenção da Secretaria de Segurança e Convívio Social, que irá identificar as áreas de obstrução de espaços públicos que impedem atualmente a locomoção dos ônibus dentro da comunidade.

“Fazendo a infraestrutura das vias e recuperando o terminal, a gente consegue trazer para a comunidade quatro linhas de ônibus que vão diversificar o atendimento à população. A reativação do terminal é importante para a comunidade visto que os ônibus ficam ao relento. Conseguindo trazê-los para cá, a gente dá mais conforto ao usuário, ao operador e atende um pedido antigo dos moradores”, avalia Sarmento.

O presidente da Associação da Comunidade do Santos Dumont, Edvan Minervino, disse que foi positivamente surpreendido com a visita técnica ao bairro. “A gente vem lutando por isso há mais de dez anos, para que a área do Betel seja reconhecida e vista pelos gestores. Hoje tivemos essa surpresa da gestão do JHC, que está querendo dar uma resposta a essa demanda”, comemorou.

Na próxima segunda-feira (13), a Prefeitura vai realizar um encontro com líderes da comunidade para apresentar as soluções planejadas. “O objetivo da Prefeitura, como determinação do prefeito JHC, é atender e escutar as pessoas e chegar a uma solução. Hoje, a gente veio em campo e, na segunda-feira, vamos nos reunir com as lideranças para discutir e apresentar o que foi pensado como solução e vamos entrar em consenso com todos eles para que possamos dar andamento às ações”, afirmou o assessor técnico do Gabinete do Prefeito, Orlando Rogério.