Geral

Prefeitura entrega mais uma escola revitalizada no bairro Boa Vista; estudantes comemoram com festa

27/06/2022
Prefeitura entrega mais uma escola revitalizada no bairro Boa Vista; estudantes comemoram com festa

Foto: Pablício Vieira

Nesta segunda-feira (27) a Prefeitura de Arapiraca entregou mais uma escola revitalizada para a população. Dessa vez foi a Escola de Ensino Fundamental Vereador João Saturnino de Almeida, localizada no bairro Boa Vista.

A escola possui uma área construída de aproximadamente 1650m2  e vai atender atualmente 319 alunos do 1º  ao 5º ano e 299 alunos do 6º ao 9º, totalizando 618 alunos. Inclusive grande parte deles estava nesta segunda-feira na inauguração. A diretora da unidade de ensino, Micheline Magalhães, preparou uma grande festa para receber os convidados. Teve comida típica de São João, bolo temático, guloseimas,  música ao vivo e muita emoção.

A Escola João Saturnino, que fica marcada como a 30ª obra da educação entregue pela prefeitura em um ano e seis meses, passou por uma completa modernização e manutenção, contemplando serviços de recuperação de toda a calçada, com pintura e acessibilidade; paisagismo e piso intertravado nas áreas comuns; ampliação da cozinha; execução de lajes nas circulações; substituição de 100% das cobertas e calhas; substituição da iluminação, que agora é em LED; instalação da fachada com gradil e brise metálico; substituição de todo forro em PVC; substituição de portas e fechaduras; entre outros.

Fotos: Pablício Vieira/Ascom Arapiraca

Foto: Laís Pita

Sobre o homenageado

João Saturnino de Almeida nasceu em 28 de janeiro de 1927 no bairro Baixão, em Arapiraca. Filho de Manoel Antonio de Almeida e Maria Izabel de Almeida, ele era casado com Maria das Dores de Almeida, com quem teve 12 filhos. João estudou durante seis meses e aprender a ler livrinhos de histórias de cardeal, aquelas livretos vendidos em feiras livres. Por ser uma criança muito interessada, aprendeu muito rápido. Seus pais se mudaram nessa mesma época, foram morar no Sítio Boa Vista, onde cultivavam a agricultura do milho, mandioca, feijão e batatas. Na região, ele era como um médico para as comunidades Boa Vista, Batingas, Alazão, Pau d`Darco, Cajarana, Taboquinha e Olho d`Água dos Dandanhas. João Saturnino de Almeida foi vereador por dois mandados. Ele faleceu no ano de 1965 vítima de um incêndio nas proximidades de Atalaia, quando tentava salvar uma pessoas que se encontrava presas nas ferragens de um caminhão em chama.

Foto: Laís Pita