Geral

Garis da Prefeitura dão show na limpeza e organização do maior São João do litoral

29/06/2022
Garis da Prefeitura dão show na limpeza e organização do maior São João do litoral

Garis da Prefeitura dão show na limpeza e organização do maior São João do litoral. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Além de maceioenses lotando e curtindo os shows organizados pela Prefeitura de Maceió, em Jaraguá, os garis que trabalham no local também estão dando um espetáculo. Com um contingente de 70 agentes atuando por dia, os serviços de limpeza realizados durante e depois do evento já retiraram uma média de 3 toneladas de resíduos diversos, diariamente, evitando que sejam espalhados pela cidade e tenham a destinação incorreta.

Os profissionais iniciaram seus serviços no polo Benedito Bentes, no último dia 15, onde 20 agentes atuaram durante os shows e cerca de 50 garis fizeram a higienização após o fim de cada dia de atrações, contando com a ajuda de um caminhão pipa e um veículo coletor.

Cerca de 70 agentes atuam durante e após os shows. Foto: Juliete Santos/Secom Maceió

Cerca de 70 agentes atuam durante e após os shows. Foto: Juliete Santos/Secom Maceió

Mas os trabalhos não pararam por aí. Posteriormente, no polo Jaraguá, o planejamento seguiu quase idêntico ao do Biu, mas os garis atuaram com um toque a mais de alegria por poder aproveitar, durante o trabalho, as grandes atrações disponibilizadas no maior São João do litoral.

Felipe Araújo, que é gari de Maceió desde 2020, foi um dos destaques pela animação enquanto realizava seu trabalho, mas afirma que a felicidade de exercer a função é explícita sempre.

“No nosso dia a dia sempre tem alegria, felicidade e descontração. Nós somos assim e aproveitando a música do São João nosso ânimo aumenta. Além de ser o serviço que alimenta nossas famílias, nós gostamos de animar outras pessoas. As vezes, as pessoas saem de casa preocupadas, angustiadas ou tristes e quando vê a animação da gente e do pessoal da coleta seletiva fica feliz”, disse.

Felipe Araújo trabalha ao lado de seu amigo Bira. Foto: Juliete Santos/Secom Maceió

Felipe afirma ainda que “quando tem reunião e nós somos informados que iremos trabalhar em um evento ou algo parecido, sempre entramos em acordo de levar um dia melhor para as pessoas, não trabalhar apenas como se fosse mais um dia e sim dar o seu melhor, fazendo a diferença na vida dos cidadãos que visitam ou moram na cidade”, completou.

O gari conta uma experiência que viveu devido ao estilo animado de fazer sua função: “um dia, quando eu estava trabalhando na praia, um turista me abordou dizendo ser empresário e estar passando uns dias na minha cidade. Logo depois, ele disse que ficou emocionado com a alegria que eu trabalhava e isso melhorou o dia dele”, conta.

O superintendente da Sudes, Ronaldo Farias, destaca o trabalho destes profissionais e a organização feita pelo órgão para o São João Massayó.

“Nós fizemos tudo pensado para que a festa pudesse ser linda como está sendo. Espalhamos um grande contingente de funcionários para deixar os shows sempre limpos e organizados para quem fosse curtir. Fora isso, a limpeza beneficia a cidade como um todo, pois evita que esses resíduos parem em vias e espaços públicos”, afirmou.

Sudes realizou trabalhos de limpeza em todos os polos do São João de Maceió. Foto: Juliete Santos/Secom Maceió

Sudes realizou trabalhos de limpeza em todos os polos do São João de Maceió. Foto: Juliete Santos/Secom Maceió

Além do Benedito Bentes e Jaraguá, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) também programou equipes para o polo Tabuleiro. Em todos os polos, antes do início do São João, o órgão ainda realizou serviços de poda em árvores que foram avaliadas com riscos de queda de galhos com a chuva e os ventos gerados durante esse época do ano.