Geral

Dia do Meio Ambiente: Prefeito JHC participa de passeio ciclístico e destaca obra do Renasce Salgadinho

05/06/2022
Dia do Meio Ambiente: Prefeito JHC participa de passeio ciclístico e destaca obra do Renasce Salgadinho

Prefeito JHC durante passeio ciclístico Renasce Salgadinho. Foto: Gabriel Moreira / Secom Maceió

Como parte das ações em alusão ao mês do Meio Ambiente, o prefeito de Maceió, JHC, participou neste domingo (05) do passeio ciclístico Renasce Salgadinho, que percorreu todo o trecho da maior obra ambiental de Maceió, que é a de recuperação do Riacho Salgadinho. Durante o passeio, o gestor destacou os benefícios e avanços da obra e afirmou que o passeio aconteceu para também chamar a atenção sobre a preservação do meio ambiente.

“Foi um passeio que percorreu todo o trecho da obra do Renasce Salgadinho para a gente chamar atenção para a preservação do meio ambiente. Fizemos um projeto de inteligência urbanística para a área muito bem feito, e estamos fazendo gradativamente a recuperação do Riacho Salgadinho. É um lugar bonito que, infelizmente, estava abandonado”, disse.

Obra de recuperação já está com 21,95% de execução. Foto: Gabriel Moreira / Secom Maceió

Obra de recuperação já está com 21,95% de execução. Foto: Gabriel Moreira / Secom Maceió

“Vamos recuperar essa área para que novos empreendimentos possam surgir e ter mais geração de emprego. É assim que a gente começa a mudar a percepção de como a gente enxerga a nossa cidade”, frisou o prefeito.

O Renasce Salgadinho é uma iniciativa histórica, e um sonho desejado há anos pelos maceioenses. As obras fazem parte do Programa Maceió Tem Pressa e estão orçadas em R$76 milhões, obtidos junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). O programa vai desassorear o Salgadinho e reurbanizar a área e está com 21,95% de execução.

Serão feitas mais de 20 intervenções no local, entre requalificação ambiental, melhorias no sistema de drenagem e recomposição do Salgadinho. Foto: Maivan Fernadez / Secom Maceió

Serão feitas mais de 20 intervenções no local, entre requalificação ambiental, melhorias no sistema de drenagem e recomposição do Salgadinho. Foto: Maivan Fernadez / Secom Maceió

Serão feitas mais de 20 intervenções no local, entre requalificação ambiental, melhorias no sistema de drenagem e recomposição do Salgadinho. As obras contemplarão, além do Salgadinho, a requalificação ambiental dos riachos do Reginaldo, Pau d’Arco, do Sapo, Gulandi e Águas Férreas.

Passeio ciclístico

O passeio ciclístico Renasce Salgadinho contou com mais de 400 participantes inscritos para percorrer um trajeto de 6km, que durou em média uma hora. O percurso foi do Riacho Salgadinho até a Foz, e seguiu pela Praia da Avenida até o bairro do Prado.

O passeio ciclístico teve um trajeto de 6 km. Foto: Gabriel Moreira / Secom Maceió

O passeio ciclístico teve um trajeto de 6 km. Foto: Gabriel Moreira / Secom Maceió

O coordenador da Unidade Gestora do Programa Maceió Tem Pressa, Marcelo Maia, explicou que o passeio teve o intuito de levar para a população o sentimento de pertencimento com o Salgadinho.

“O passeio ciclístico Renasce Salgadinho tem como objetivo trazer de volta esse sentimento de pertencimento, que ao longo dos anos e com a degradação ambiental do riacho, acabou sendo perdido. A obra, segue em ritmo acelerado, e vai muito além de conduzir o esgoto para o local correto, mas busca também, trazer vida para uma região que antes era esquecida” afirmou

O presidente da Associação Alagoana de Ciclismo, Antônio Facchinetti, afirmou que o passeio foi importante tanto para os ciclistas como também para chamar atenção para a obra de recuperação do Riacho Salgadinho.

“Essa é uma obra muito importante que deveria ter acontecido há muito mais tempo. Vai valorizar ainda mais Maceió, eu já fui banhista aqui da Praia da Avenida e agora não consigo mais. Uma obra desse porte vai eliminar os esgotos e voltar a valorizar a praia”, disse.

Givaldo Alves veio de São Luis do Quitunde e percorreu 56 km de bicicleta. Foto: Gabriel Moreira / Secom Maceió

Givaldo Alves veio pedalando de São Luís do Quitunde para participar do passeio ciclístico. Ele afirmou que os ciclistas também devem cuidar do meio ambiente.

“Deu duas horas de pedal, foram 56km no total. Nós que somos do esporte temos que dar exemplo. Usamos métodos para guardar o lixo e jogar somente na lixeira e não descartar de forma incorreta, pelo percurso”, contou.

Mês do Meio Ambiente

No dia 05 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, e é por isso que o passeio ciclístico teve papel fundamental em chamar a atenção da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais. O Município preparou para todo o mês uma programação com diversas ações de conscientização ambiental, preservação da natureza e diminuição do descarte irregular por parte da população.

Ronaldo Farias, superintendente da Sudes, destaca a data e a importância de abrir a discussão sobre a preservação de recursos. “Em razão da importância da conscientização e da dimensão do impacto gerado pelo homem, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data que merece bastante destaque no calendário. Com base nisso, disponibilizamos várias ações voltadas para a preservação de recursos, inibição do descarte irregular e reutilização de resíduos”, disse.