Geral

Sesau promove Curso de Prevenção e Manejo Obstétrico da Hemorragia

20/05/2022
Sesau promove Curso de Prevenção e Manejo Obstétrico da Hemorragia

Curso visa assegurar que profissionais estão preparados para prevenir e atuar no caso de uma hemorragia na hora do parto

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vai promover mais um Curso de Prevenção e Manejo Obstétrico da Hemorragia, que tem como público alvo, médicos e enfermeiros das Casas de Parto, Centro de Parto Normal e Portas de entrada das emergências, incluindo as Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs). A ação será realizada nos dias 24 e 31, no auditório do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió.

A capacitação é uma parceria da Rede Cegonha e a Educação Permanente da Sesau. Ele foi idealizado a partir da identificação da necessidade de avaliação da mortalidade materna em 2021, onde ocorreu um aumento de causa de óbito e dos quadros de hemorragias obstétricas.

O curso contará com a participação da médica obstetra do Hospital Hospital Universitário Alberto Antunes (HUAA), dra. Cristina Barbosa, capacitada em manejo de hemorragias obstétricas pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que se dispôs a compartilhar seu conhecimento na área.

“O curso é teórico prático e tem como objetivo capacitar os profissionais na identificação dos casos de hemorragias e condução no primeiro momento, estabilizando a paciente enquanto transfere para uma maternidade, onde serão realizados os procedimentos complementares. Desta forma estaremos reduzindo risco de morte para essas mulheres, antecipando a realização de procedimentos que ajudam a controlar a hemorragia”, salientou a coordenadora da Rede Cegonha, Syrlene Patriota.

As inscrições para a capacitação já se encerraram, com 50 profissionais inscritos em cada dia de curso. A organização do evento verá a possibilidade de abrir novas datas, devido à procura pela ação.