Geral

Sesau promove capacitações para agentes de saúde e enfermeiros

17/05/2022
Sesau promove capacitações para agentes de saúde e enfermeiros

Agentes comunitários de saúde participam de capacitação online promovida pela Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está promovendo, durante esta semana, capacitações para seus enfermeiros e agentes de saúde comunitários para orientar um melhor atendimento à população. Para os enfermeiros, estão sendo passadas informações importantes com foco na coleta do exame citopatológico. Já para os agentes de saúde, as orientações são sobre a toxoplasmose e sífilis gestacional.

As capacitações são feitas por região de saúde, de forma online, e abrangem 100% dos enfermeiros e agentes de saúde, com um intuito de prevenir doenças e prestar um atendimento humanizado, focado e de qualidade para toda população alagoana. A coordenadora da Saúde da Mulher, Carmem Nascimento, explica que as capacitações foram pensadas como forma de melhorar os atendimentos já prestados para a população por ambos os profissionais.

De acordo com Carmen Nascimento, o foco dos enfermeiros é melhorar a qualidade da coleta, e, consequentemente, ter uma certeza de que todas as mulheres que passarem pelo exame citopatológico, estão sendo realmente avaliadas com a retirada de amostras sendo feitas corretamente.

“Sobre a capacitação dos enfermeiros, a temática diz respeito à coleta de qualidade. Após fazer análises, vimos que precisaríamos mudar a conduta com relação a todo processo, desde a coleta, até a chegada no laboratório. São abordados a qualidade da coleta, qual tipo de epitélio deve ter, quanto tempo deverá permanecer a lâmina dentro da Unidade Básica de Saúde, como a lâmina deve ser colhida, qual o local exato de fazer a coleta e pegar amostra. Além da importância da consulta ginecológica no momento da citologia”, explicou Carmen Nascimento

Já a capacitação dos agentes comunitários é baseada na prevenção da toxoplasmose e sífilis gestacional.  “Estamos focando na toxoplasmose e na sífilis, pois são doenças que precisam ser tratadas no início. No caso da toxoplasmose, ela não traz prejuízo nenhum para a gestante, porém, para criança ela traz. A criança pode nascer com microcefalia, aumentar o potencial de aborto, as crianças com problemas neurológicos.

Foco das Capacitações – O exame citopatológico é o método de rastreamento do câncer do colo do útero, indicado para a população alvo de 25 a 64 anos. Citologia ou Colpocitologia Oncótica, como também é chamado, o exame é simples e eficiente e consiste na coleta de material do colo do útero com uma “colher de raspagem”, o que é rápido e indolor.

Já a toxoplasmose, se trata de uma infecção causada por um protozoário chamado “Toxoplasma Gondii”, encontrado nas fezes de gatos e outros felinos, além de alimentos contaminados, que pode se hospedar em humanos e outros animais. A doença pode causar graves complicações para gestantes e pessoas com o sistema imunológico debilitado. A sífilis gestacional é uma doença infecciosa, que está associada a diversos desfechos negativos na gravidez que são evitáveis quando detectada e tratada de forma precoce.