Geral

Saúde discute estratégias de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes

19/05/2022
Saúde discute estratégias de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes

Encontro foi alusivo ao Maio Laranja, mês de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Foto: Ascom SMS

Em alusão à campanha Maio Laranja – mês de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes – a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio dos Programas Estratégicos, promoveu nesta quinta-feira (19), no auditório da Polícia Federal, localizada no bairro Jaraguá, o seminário “Estratégias Possíveis de Enfrentamento à Violência de Crianças e Adolescentes”.

A ação, organizada pelos programas Saúde da Criança e Saúde do Adolescente, teve o objetivo de instrumentalizar os profissionais (psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, agentes comunitários e odontólogos) que atuam no Município,  proporcionando informação acerca do cuidado e promoção da saúde das crianças e adolescentes.

Profissionais da Saúde do Município participaram do seminário e tiraram dúvidas durante a palestra. Fotos: Ascom SMS

“A promoção em saúde não pode se restringir apenas à campanha Maio Laranja, mas sim precisa ser diária e constante. O cenário atual de violência contra os adolescentes é preocupante. Os adolescentes, assim como as crianças, também são vulnerabilizados. É uma fase difícil, em que muitas vezes são incompreendidos por seus familiares. Por causa do abuso sexual, o adolescente passa a ter o psicológico afetado. Muitas vezes, ele acaba se isolando e comentando a automutilação, podendo levá-lo ao suicídio. Por isso, essa realidade demanda a intervenção mais efetiva de políticas públicas, não só na perspectiva da saúde, mas também na assistência, educação e cultura”, alertou a coordenadora do Programa da Saúde da Criança, Tereza Christina Paes.

Coordenadora do Programa da Saúde da Criança, Tereza Christina Paes. Foto: Ascom SMS

Coordenadora do Programa da Saúde da Criança, Tereza Christina Paes. Foto: Ascom SMS

O seminário abordou diversos assuntos que tratavam sobre a saúde e defesa das crianças e dos adolescentes, a exemplo do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – ressaltando os direitos e a proteção integral desse público, História das Crianças no Brasil e Educação Repressiva e Violenta. A palestra foi realizada por Marli Santos, assistente social e professora do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), do campus Arapiraca.

“A nossa sociedade foi formada de maneira violenta e educada para agir de forma violenta. Infelizmente, a educação que tivemos foi violenta e repressiva. Não só na educação escolar, mas também em seu sentido mais amplo, como nas relações de classe, relações sociais de gênero, patriarcado e relações étnico-raciais”, afirmou a professora.

Assistente social e professora do curso de Serviço Social da Ufal, Marli Santos, foi palestrante do seminário. Foto: Ascom SMS

Assistente social e professora do curso de Serviço Social da Ufal, Marli Santos, foi palestrante do seminário. Foto: Ascom SMS

A técnica do Programa de Saúde da Criança, Layne Cabral, destacou que os casos de violência sexual contra crianças e adolescentes continuam altos, sendo necessário lutar para combater essa realidade.

“Infelizmente existem índices altíssimos de violência sexual contra crianças e adolescentes. Esse número foi ainda maior durante a pandemia, onde esse público ficou em casa isolado com seus familiares. Por isso, foi muito importante realizar este seminário para colocar em prática na saúde pública estratégias de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes. Precisamos ficar atentos aos sinais e lutar contra essa subnotificação de casos”, enfatizou Layne.

Técnica do Programa de Saúde da Criança, Layne Cabral. Foto: Ascom SMS

Técnica do Programa de Saúde da Criança, Layne Cabral. Foto: Ascom SMS

Maio Laranja

O mês de maio é chamado Maio Laranja devido à Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa campanha vem para reforçar as ações de combate e prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é celebrado em 18 de maio. A data faz memória à menina capixaba Araceli Crespo, de apenas oito anos de idade. Ela foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta em 1973.

A violência sexual de crianças e adolescentes pode ocorrer em várias idades (incluindo bebês). O abuso sexual se configura quando a criança é utilizada por adulto, ou até um adolescente, para praticar algum ato de natureza sexual. Já a exploração sexual é quando eles são utilizados com propósito de troca ou de obter lucro financeiro ou de outra natureza em turismo sexual, tráfico, pornografia, ou também em redes de prostituição.