Geral

Prefeitura lança campanha para que pacientes não faltem a consultas e exames

10/05/2022
Prefeitura lança campanha para que pacientes não faltem a consultas e exames

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem trabalhado com afinco com o objetivo de diminuir as filas de espera para marcação de consultas com especialistas e exames, mas para isso é muito importante a ajuda dos usuários do Serviço Único de Saúde.

Muitos pacientes tem faltado aos serviços que são previamente agendados, o que causa prejuízo aos cofres públicos e aumenta às filas de espera das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A secretária de Saúde, Luciana Fonseca, pede para que se o usuário do SUS tem uma consulta, exame ou cirurgia agendada não faltem.

“Caso você não possa comparecer ao serviço na data e hora marcada, entre em contato com Unidade Básica de Saúde o quanto antes, para que outro paciente possa ser atendido no seu lugar”, explica a gestora.

De acordo com a superintendência de Regulação, Controle, Auditoria e Avaliação, Joana d’Arc Soares, a taxa de absenteísmo – ausência – chega a quase 50% em alguns serviços, como exames laboratoriais.

“Quando um paciente falta a uma consulta ou a um exame, outra pessoa perde a oportunidade de ocupar a vaga. Há alguns dias, por exemplo, um médico especialista que tinha vinte consultas marcadas, realizou apenas seis pela ausência dos pacientes”, explicou a enfermeira.

Em abril, por exemplo, foram feitas 957 marcações para procedimentos de ultrassonografia, que é um dos mais procurados, mas, apenas 555 foram realizados. Ou seja, 42% dos usuários de SUS faltaram na data e hora marcada.

Nos exames laboratoriais, a taxa de absenteísmo também é preocupante. Em abril, foram realizadas 57.072 marcações, mas apenas 34.603 usuários realizaram os procedimentos marcados.