Geral

Movimento Avança Mais amplia diálogo entre jovens da rede pública estadual

17/05/2022
Movimento Avança Mais amplia diálogo entre jovens da rede pública estadual

“Nossa grande missão com o MOVA é dar voz e colocar o holofote em todos os nossos jovens. Independente da temática que estamos abordando nos nossos encontros, a essência do Movimento é garantir a permanência da troca de experiência entre os alunos, que eles se sintam ouvidos, acolhidos e protagonistas da nossa sociedade na formação das próximas gerações. Fico muito contente que nosso caminho está sendo construído ao lado de tantas pessoas comprometidas e que trabalham juntas pela transformação e o avanço da Educação de Alagoas”, ressalta o fundador do MOVA e ex-secretário da Educação, Rafael Brito.

Para enriquecer o debate, diversos profissionais da área, a exemplo da atual secretária da Educação, professora Roseane Vasconcelos, o professor e psicólogo amigo da escola estadual Moreira e Silva, Lucas Soares, a psicóloga clínica e hospitalar infantojuvenil, Amanda Coimbra e a coordenadora técnica do Centro de Referência em Atenção a Crianças e Adolescentes (CRAD), Emanuelly Oliveira, comandaram palestras sobre a temática.

Nas diferentes abordagens – seja dos palestrantes convidados ou pelos alunos participantes – a escola foi apontada como ambiente seguro de relato às crianças e adolescentes, não à toa que as denúncias no Brasil mais do que dobraram com o retorno às aulas presenciais comparado com o início da pandemia em 2020, de acordo com dados da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, via “Disque 100”. E quem surge como papel fundamental nesse cenário de acolhimento são os professores e a atuação destes profissionais se mostra tão importante que já existe um número específico de telefone para envio das denúncias: o 1510.

“Em minhas aulas de português, estou trabalhando com os alunos sobre a questão da violência doméstica, por esse ser o mês de Combate à Violência Sexual Infantojuvenil. Sem dúvidas, todas informações repassadas para os nossos jovens vão estimular denúncias e o combate do abuso e da exploração sexual. Saio hoje daqui muito feliz por estar junto com os meus alunos nessa manhã diferente e esclarecedora”, avalia a professora de Língua Portuguesa, EE Moreira e Silva, Silvana Vasconcelos.

Sobre o MOVA Mais

O Movimento Avança Mais é um pacto com a sociedade alagoana para fortalecer o debate sobre protagonismo juvenil, gestão, educação e projeto de vida. Para isso a equipe já percorreu mais de 50 municípios alagoanos ampliando discussões sobre assuntos identificados pelos próprios alunos em diversas escolas da rede pública estadual, a exemplo da saúde mental, educação, autoconhecimento e empreendedorismo.

O MOVA Mais chega em um momento de destaque da juventude alagoana, para estimular em cada um, jovens ou não, o exercício do comportamento social e político, com participação ativa na comunidade.