Geral

Maceió realiza maratona de vacinação contra a Influenza e Sarampo neste sábado (21)

20/05/2022
Maceió realiza maratona de vacinação contra a Influenza e Sarampo neste sábado (21)

Maratona busca ampliar vacinação contra a Influenza e o Sarampo. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió

Com o objetivo de ampliar a vacinação contra a Influenza e o Sarampo, a Secretaria de Saúde de Maceió realiza neste sábado (21), a maratona da vacinação. Com a iniciativa, todos os pontos de vacinação contra a Covid-19 realizarão exclusivamente a imunização contra a Influenza e o Sarampo para o público-alvo das duas campanhas. Desse modo, a vacinação contra a Covid-19 estará suspensa neste dia, devendo ser retomada na segunda-feira (23).

Segundo a Gerente de Imunização de Maceió, Eunice Amorim, a maratona busca ampliar a procura da população pelos imunizantes, que ainda é baixo.

“De 58.928 crianças de 6 meses a menores de 5 anos, apenas 7,56% foram imunizadas contra a Influenza. Dos idosos, que correspondem a 124.338 pessoas, somente 27,21% receberam a dose contra a gripe e dos 42.396 trabalhadores da saúde, apenas 44,53% receberam a vacina. Por isso, precisamos ampliar esses índices”, disse.

Todos os anos o Ministério da Saúde realiza campanhas de vacinação contra a Influenza mas é preciso lembrar que a vacina do ano passado é diferente da vacina que está disponível no momento. Essa vacina é trivalente e protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. Com o surto de H3N2 no fim do ano passado, os grupos precisam novamente tomar a vacina para se proteger.

Sarampo

O sarampo é uma doença viral aguda altamente transmissível que pode apresentar complicações, principalmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. Para evitar surtos da doença, a campanha de vacinação em 2022 está focada em crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade e trabalhadores da saúde.

Dos grupos prioritários, apenas crianças e trabalhadores da Saúde estão recebendo a vacinação contra o sarampo. Os trabalhadores da Saúde estão apenas realizando a atualização da vacina, já as crianças devem tomar a dose contra o sarampo independentemente da situação vacinal delas.

Influenza

Já a Influenza é destinada para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, profissionais do ensino básico e superior, profissionais das forças de segurança e salvamento, forças armadas, trabalhadores de transporte coletivo e rodoviário, deficiência permanente, pessoas com comorbidades, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores portuários, povos indígenas, população privada de liberdade e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

Confira a documentação obrigatória

Confira os locais que realizam vacina neste sábado:

– Maceió Shopping – 09h as 22h – Todos os grupos prioritários;

– Praça Osman Loureiro – 09h as 22h – Todos os grupos prioritários;

– Shopping Pátio – – 10h as 22h – Todos os grupos prioritários;

– Loja Carajás – 09h as 19h – Todos os grupos prioritários;

– CAT Praia – 09h as 22h – Grupos prioritários a partir de 12 anos.