Geral

Por terra e água: Operações do BPA combatem crimes ambientais no interior

02/04/2022
Por terra e água: Operações do BPA combatem crimes ambientais no interior

O mês de abril iniciou com apreensões e flagrantes realizados pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA). Março encerrou da mesma forma na unidade especializada. Na madrugada desta sexta-feira (1º), em Marechal Deodoro, equipes flagraram um caso de Pesca com petrecho não permitido. Três redes predatórias do tipo “candango”, foram apreendidas, mas os responsáveis pelo delito não foram localizados.

A Guarnição do Pelotão Aquático realizava patrulhamento noturno, por volta de 00h, nas águas do Complexo Estuarino Lagunar Mundaí-Manguaba (CELMM) com intuito de coibir a pesca predatória. Durante a fiscalização, a guarnição observou petrechos de pesca não permitido em pontos distintos de Marechal: Massagueira e Barra Nova. Os artefatos foram apreendidos e encaminhados à base do Pelotão Aquático.

Na quinta-feira (31) guarnições motorizadas percorreram os municípios de Capela, Cajueiro e Palmeira dos Índios com ações de fiscalização ambiental. Os militares flagraram um caso de Cativeiro de pássaros durante o patrulhamento. Na oportunidade, além de fiscalizar, os militares realizaram ações educativas orientando sobre riscos e proibições na área ambiental.

Foram apreendidos 81 pássaros de espécies silvestres como papa-capim, jesus-meu-deus, canário da terra, galo de campina, entre outros. Ao longo do serviço, os PMs localizaram diversas gaiolas, a maioria em via pública. Embora a autoria não tenha sido identificada, os animais foram recolhidos e encaminhados ao CETAS/IBAMA para realização dos procedimentos cabíveis.

No mesmo dia, na Fazenda Várzea Grande, em Porto Calvo o BPA apreendeu três armas de fogo (de calibres distintos: 36, 20 e calibre 28); seis cartuchos recarregados calibre 20; três cartuchos deflagrados calibre 20; dois cartuchos deflagrados de calibre 36; duas aves (sendo um sibite e dois patativas), além de carcaças de tatu peba, tatu verdadeiro, uma iguana, um jacaré, uma cauda de iguana e seis rabos de tatus.

Com base em denúncias, a guarnição FT BPA foi averiguar pessoas que estariam praticando caça ilegal na reserva ambiental de Murici. Em conjunto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Serviço de Inteligência (P2) do batalhão, foi possível identificar e localizar os infratores um deles estava no Conjunto José da Silva Peixoto (no bairro Jacintinho, em Maceió).

Na residência do suspeito, ele informou que os demais itens e as armas estariam na fazenda Várzea Grande, em Porto Calvo. Na propriedade foi encontrado o restante do material ilícito. O acusado e os materiais foram recolhidos e encaminhados à Delegacia Regional de Matriz de Camaragibe para providências cabíveis.

No decorrer da operação, ainda no município de Porto Calvo, ao passar na frente de uma residência, os agentes avistaram foi avistado algumas tatuzeiras (armadilhas de caça) ao redor da casa (posteriormente foi constatado que eram 09) além dos pássaros silvestres e algumas carcaças de animais mortos, provavelmente de caça. O proprietário não foi localizado, mas os materiais aprendidos ficaram sob posse do ICMbio.