Geral

Colunista da Tribuna é indicado em 4 categorias do Prêmio IBEST 2022

27/04/2022
Colunista da Tribuna é indicado em 4 categorias do Prêmio IBEST 2022

Pelo segundo ano consecutivo, o colunista da Tribuna Vanderlei Tenório foi nomeado ao Prêmio iBest. O iBest é a maior premiação do Universo Digital Brasileiro. Percebido como um “Oscar” do setor, ele atua na busca e comparação das principais iniciativas online em sites, apps e redes sociais, como Instagram, Facebook, Youtube, Linkedin, TikTok, Twitch e Twitter.

Na edição de 2022, o jovem de 23 anos concorre em 4 categorias: “Opinião e Cidadania” e “Cinema, TV e Streaming” e sua página Cinema e Geografia (CINEGEO) concorre em duas: ‘‘Cultura e Curiosidades’’ e ‘‘Cinema, TV e Streaming’’.

Tenório segue como um dos mais votados da categoria “Opinião e Cidadania”. Na primeira semana de prêmio, o jornalista alcançou o 6º lugar na 1ª shorlist. Já na segunda, ocupou o 10º lugar, novamente atrás do ator Bruno Gagliasso.

Na categoria  ele concorre com: Rapha Prado (Canal Rapha Prado e podcast Nós da Imprensa), José Simão (Folha de S. Paulo, Uol e Band News), Marcelo Tas (Apresentador do programa #Provoca e comentarista do Jornal da Cultura na TV Cultura), Marcelo Adnet (Sinta-se na casa), Antonio Tabet (Show do Kibe), Fábio Porchat (Que História É Essa Porchat?), Thelma Assis (É de Casa e Triangulando), Henry Bugalho (Youtuber, ex-editor da Revista SAMIZDAT e colunista da CartaCapital), Os Pingos nos Is (Apresentado por Vitor Brown e com os comentários de Augusto Nunes, José Maria Trindade e Guilherme Fiuza), Bruno Gagliasso, Luciano Huck (Apresentador do Domingão com Huck), Felipe Neto (Youtuber), Gisele Bundchen (Modelo internacional), Rafinha Bastos (Mais que 8 minutos), Marcos Mion (Apresentador do Caldeirão com Mion), entre outros.

O colunista se diz surpreso ao fato de estar competindo entre os grandes nomes da comunicação e opinião no país, visto que suas opiniões e comentários são voltados mais ao cinema.

‘‘É possível que você encontre pessoas que não tenham o costume de assistir a filmes rotineiramente, mas é comum encontrar pessoas dispostas a receber alguma indicação, comentário ou relato da história de algum filme de que você tenha gostado, e esse fator tem sido um diferencial importante na minha coluna. Os filmes nos libertam de situações ruins e chatas ou de quaisquer outros hábitos cotidianos. Principalmente se você assistir no cinema, que é um ambiente voltado para o mergulho. O ato de assistir torna-se uma terapia necessária nos dias atuais’’ explica Tenório sobre seu trabalho.

Assinando um número considerável de colunas, Tenório comenta que a conciliação de tempo entre vida profissional, pessoal e acadêmica não é nada fácil, mas que, sem qualquer demagogia, é muito recompensador. Por escrever textos sobre cultura, entretenimento e cinema, Tenório alerta que estes aspectos da sociedade brasileira merecem espaço e acredita que, mesmo sem ser o primeiro lugar, sua participação mostra que existem muitos leitores nestes temas com menos prestígio, podendo trazer um público ainda maior.

O indicado, por fim, faz um adendo em prol do segmento onde ele atua, buscando alavancar esta área do jornalismo, além, é claro, do pedido por votos. “Gostaria de convidar os leitores, amigos, colegas e seguidores a conhecerem meu trabalho e pedir que, se gostarem, votem em mim no Ibest”, finaliza Tenório.

Votação:

A votação segue até o dia 15 de maio. O processo da premiação possui diversas etapas que se encerram no dia 18 de outubro deste ano, e os vencedores serão divulgados até o dia 11 de novembro. O público pode votar uma vez por dia para dar um ponto a mais para sua iniciativa favorita (um voto positivo, representado no site de votação por um coração inteiro). Quem vota também pode dar votos negativos, até três por dia, no caso clicando no coração partido ao lado de quem queira depositar este voto.

Cada contribuição conta muito, pois quem vota ainda pode compartilhar sua escolha nas redes sociais para convidar seus amigos a votar na iniciativa favorita.

Vote aqui

Carreira profissional de Tenório:

No Brasil, o jovem jornalista atua como comentarista de cinema e colunista dos jornais Tribuna do Sertão (Maceió/AL) e Gazeta Regional de Jaguariúna (Jaguariúna/SP), do Web-jornal O Estado RJ (OERJ) (Mesquita/RJ), e dos portais 082 Notícias (Maceió/AL) e JB Notícias (Bom Conselho/PE). Também é colaborador do portal de notícias Repórter Nordeste, da Revista Alagoana e dos sites Ultraverso, Nerd Site, A Terra RedondaAlagoar, e esporadicamente escreve para o jornal impresso Tribuna de Itapira (Itapira/SP).

Em Portugal, Tenório integra a equipe de colaboradores dos sites Cinema7arte e Central Comics, é correspondente do jornal Diário do Distrito e articulista do portal Distrito.