Geral

Arapiraca lança programa para construção de 25 creches

17/03/2022
Arapiraca lança programa para construção de 25 creches

Foto: Pablício Vieira (Ascom Arapiraca)

Para universalizar o acesso à educação, combater as desigualdades sociais e promover a qualidade de vida das famílias que residem nas comunidades mais vulneráveis de Arapiraca, o prefeito Luciano Barbosa lançou, na tarde desta quinta-feira (17), o programa Creche Para Todos, que prevê a construção de 25 centros de educação infantil no município.

Foram autorizadas, inicialmente, oito ordens de serviços para a execução das obras no bairro Manoel Teles, Residencial Agreste, Conjunto Nossa Senhora Aparecida, bairros Bonsucesso, Primavera, João Paulo II, Batingas e Residencial Vale da Perucaba.

A cerimônia de assinatura ocorreu na sala de reuniões do Centro Administrativo Municipal e contou com a presença dos promotores de justiça Maurício Wanderley e Viviane Karla Farias, titular e substituta da 7ª Promotoria de Justiça de Arapiraca.

Também participaram da solenidade, os promotores de justiça Lucas Mascarenhas, Lucas Schettini, o procurador de justiça aposentado Geraldo Magela Pirauá, as secretárias municipais de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, e de Educação, Ivana Carla, entre outros secretários municipais. O vereador Léo Saturnino representou a Câmara Municipal na solenidade.

Durante o evento, o prefeito Luciano Barbosa adiantou que a primeira creche-padrão será construída no bairro Manoel Teles, onde já foram iniciados os trabalhos de limpeza e nivelamento do terreno.

Proteção social

Ainda na ocasião, a arquiteta Thamires Caroline, da Prefeitura de Arapiraca, apresentou aos representantes do Ministério Público Estadual o projeto arquitetônico de reforma e ampliação do prédio da Associação Comunitária do Bairro de Canafístula.

O espaço vai abrigar as ações do projeto Recomeçar, que é coordenado pelos promotores de justiça Maurício Wanderley e Viviane Karla Farias.

A iniciativa tem como propósito maior atuar na proteção da infância e juventude, por meio da inserção dos adolescentes em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho, por meio de parceria com a Prefeitura de Arapiraca, o Sesc e o Senac em Alagoas.

“Dois meses atrás, estivemos reunidos com o prefeito Luciano Barbosa e tivemos uma excelente receptividade. Isso mostra a preocupação do gestor e o apoio do prefeito na parceria com o Ministério Público a favor dos menos favorecidos, com as questões sociais e as políticas de inclusão social”, afirmou o titular da 7ª Promotoria de Justiça de Arapiraca, Maurício Wanderley.

De acordo com a promotora de justiça Viviane Karla, a primeira e segunda etapas do projeto Recomeçar atendeu, inicialmente, os jovens em situação de vulnerabilidade social nos bairros Planalto e Bonsucesso, em Arapiraca.

Agora, será a vez do projeto atender os jovens do bairro Canafístula, por meio da parceria com a Prefeitura de Arapiraca e Senac/AL.

Na ocasião, o prefeito Luciano Barbosa falou da satisfação em trabalhar de forma parceira com o Ministério Público Estadual na convergência das políticas públicas para a redução das desigualdades sociais.

“A melhor forma de combater essas desigualdades é pelas portas da educação”, salientou o prefeito, citando como exemplo as ações que estão sendo desenvolvidas pelo Programa Viver Melhor, com o mapeamento das famílias e das principais necessidades sociais em 18 comunidades mais vulneráveis de Arapiraca.

“Com muito trabalho e o esforço coletivo, vamos transformar nossa cidade em um lugar melhor para todos viverem”, completou o prefeito Luciano Barbosa.

Cada centro de educação infantil será construído em área com 1.922 metros quadrados e capacidade para 250 alunos, conforme apresentação do projeto pelas arquitetas Larrisa Cajueiro e Katiane Duarte.

As creches terão seis salas de aula, seis salas de pré-escola, sala multiuso, lactário, refeitório, playground, espaço de convivência, entre outros ambientes lúdicos e pedagógicos.

Fotos: Pablício Vieira (Ascom Arapiraca)