Geral

Morre Luiza Ramos Amado, filha de Graciliano Ramos

07/02/2022
Morre Luiza Ramos Amado, filha de Graciliano Ramos

Luiza Ramos Amado

Morreu hoje aos 90 anos, em São Luiz de Paratinga (SP), Luiza Ramos Amado, filha do saudoso escritor alagoano Graciliano Ramos. Ela estava aos cuidados da filha Fernanda Amado e faleceu dormindo, disse Ricardo Ramos Filho em suas redes sociais.

Luiza Ramos foi casada com o sociólogo e escritor baiano James Amado (falecido em 2013), membro da Academia de Letras da Bahia e irmão do também célebre escritor Jorge Amado.

Dos filhos de Graciliano Ramos, ela era a última que ainda restava viva.

A triste notícia chegou à redação da Tribuna do Sertão através das redes sociais de seu sobrinho o escritor Ricardo Ramos Filho, herdeiro do escritor palmeirense Ricardo Ramos e neto do famoso romancista quebrangulense e ex-prefeito de Palmeira dos Índios Graciliano Ramos.

Estou muito triste. Procurei uma foto de minha tia rindo, alegre, feliz. É assim que desejo me lembrar dela. Alguns amores são fortes demais, despertam memórias de uma vida inteira, até porque não lembro de mim sem a presença de Luiza Ramos Amado. O vazio que deixa é imenso, e cada vez vejo menos sentido na vida sem presenças que me ajudaram a construir-me. Enfim, não há alternativa satisfatória. Ela não foi descansar, subiu para o céu, nem está em paz. Não há eufemismo que defina o seu fim. Acabou, e acabei também um pouco com ela“, escreveu Ricardo Ramos Filho.