Política

Artur Lira trabalha para fortalecer chapa do PP e União Brasil

06/02/2022
Artur Lira trabalha para fortalecer chapa do PP e União Brasil

Arthur Lira

O jogo político para a eleição de outubro não deverá ser fácil como nas eleições anteriores. A hegemonia eleitoral do MDB no Estado sob a direção do senador Renan Calheiros deverá ser abalada diante da ascensão política do deputado-federal Arthur Lira que chegou a presidência da Câmara e praticamente comanda o país através do “Centrão”, na Câmara Federal.

Com esse capital político adquirido em Brasília, Arthur Lira se fortalece em Alagoas, conquistando aliados que antes eram correligionários fieis dos Calheiros e amplia suas bases, influindo decisivamente na eleição de Alagoas como um todo.
Lira está confortável no processo político nacional. É tido como favorito para renovar o mandato como presidente da Câmara em qualquer cenário, seja com Lula ou Bolsonaro presidente.

A tese foi reforçada na última semana quando o ex-presidente Lula, favorito na eleição de outubro disse que não enxergava dialogar com o “Centrão”.
Lula voltou a sinalizar para uma política menos combativa e, na possibilidade de ser eleito, defendeu que a relação do governo com o Congresso Nacional dever ser de diálogo. “Você negocia com quem está eleito”, afirmou. “Eu não vejo problema em conversar com o Centrão”, disse.

“Você negocia com a direita, você negocia com a esquerda, você negocia como centro, você negocia com católico, e evangélico, com ateu. Ou seja, você negocia com quem tem mandato para poder aprovar as coisas que precisam ser aprovadas”, afirmou Lula, durante entrevista à rádio CBN do Vale do Paraíba.

Já os Calheiros só voltam com força ao cenário nacional com a vitória de Lula e mesmo assim terão que dividir – hipoteticamente – o bolo de poder com Lira.

Caso Bolsonaro seja eleito – uma possibilidade remota no cenário atual, somente Lira terá vez.

Alagoas

Contudo, até o momento, Lira não apresentou seu time e como numa partida de xadrez, estuda pacientemente os passos dos adversários para poder avançar.
Na eleição indireta que se aproxima, com a provável renúncia de Renan Filho, o presidente da Câmara e o presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas podem ter confirmado quem será o vice-governador “tampão” de Alagoas.

O principal personagem deste processo sucessório é o deputado estadual Paulo Dantas (MDB), mas para compor a chapa encabeçada por Dantas, Lira e Victor teriam referendado o acordo firmando quando a discussão em torno do vice, inclusive, ainda era incipiente, de que a deputada estadual Jó Pereira (PP), prima de Lira, acompanhe Paulo Dantas no desafio.