Alagoas

OAB Alagoas realiza primeira reunião do Conselho e inicia comemorações dos 90 anos da entidade

21/01/2022
OAB Alagoas realiza primeira reunião do Conselho e inicia comemorações dos 90 anos da entidade

O Conselho Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL) realizou, nesta sexta-feira (21), a sua primeira reunião com a nova diretoria, eleita para o triênio 2022/2024 e presidida por Vagner Paes, tendo Natália Von Sohsten como vice.  Na ocasião, também foram iniciadas as comemorações do aniversários de 90 anos da OAB Alagoas, que vão ser realizadas durante todo o ano. Para marcar a data, houve lançamento de selo comemorativo e da Medalha Hermann Baeta, que será entregue aos advogados José Areias Bulhões e Maria do Socorro Vaz Torres.

“Este será o ano de comemoração dos 90 anos da OAB Alagoas, porque afinal são 90 anos de serviços prestados à advocacia, aos sistema jurisdicional e à sociedade. Esta foi uma sessão histórica, com a criação da Medalha Hermann Baeta, que presidiu o Conselho Federal da OAB no momento mais difícil desta país, que foi a redemocratização. Nada mais justo do que resgatar a memória deste grande advogado e grande alagoano. Os homenageados com a medalha são dois grandes advogados, que têm serviços prestados não só à advocacia como à sociedade alagoana”, destacou o presidente Vagner Paes. A data da entrega da medalha ainda será divulgada.

Os primeiros homenageados com a Medalha Hermann Baeta são o advogado José Areias Bulhões, membro honorário vitalício e ex-presidente da OAB Alagoas, e a advogada e professora Socorro Vaz, que não participou do evento devido ao falecimento do pai. José Areias Bulhões participou de forma on-line da reunião e disse que se sentiu sensibilizado e honrado com a homenagem. “Credito a honraria a todos os advogados alagoanos. Participo e participo ativamente, acompanhando de perto os trabalhos da instituição desde 1973. Fico sensibilizado e honrado em receber a Medalha Hermann Baeta, que tem um grande significado para todos os advogados”, destacou João Areias Bulhões.

Além de lançar a Medalha Hermann Baeta e o selo comemorativo dos 90 anos da OAB Alagoas, na reunião do conselho também foram votadas outras proposituras, como a divulgação de um edital para que todos os advogados possam participar das comissões da entidade, democratizando o acesso. Foi criada ainda a Comissão de Comunicação e Relações Institucionais da OAB Alagoas e ampliado o Conselho do Jovem Advogado, que agora se chama Conselho da Jovem Advocacia. O presidente Vagner Paes também fez um resumo das ações realizadas nesses primeiros 14 dias de gestão.

A vice-presidente da OAB Alagoas, Natália Von Sohsten participou da primeira reunião do conselho de forma on-line, pois está se recuperando da covid-19. “Hoje é um dia muito especial, marca a primeira reunião do conselho e o início das comemorações dos 90 anos da OAB Alagoas. É o primeiro passo desta nova gestão. Que tenhamos uma gestão de muito trabalho e harmonia”, pontuou.


Hermann Baeta

Quem dá nome à medalha concedida pela OAB-AL é Hermann Assis Baeta, presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil de 1985 a 1987 e um dos vanguardista nas principais discussões sobre a redemocratização do País. Filho de um tabelião em Coruripe, sua cidade natal, deveria tomar conta do cartório do pai, mas rejeitou a proposta e decidiu ir para Maceió, onde iniciou seus estudos na Faculdade de Direito de Alagoas.

Logo se envolveu com política estudantil e acabou se tornando o secretário-geral da União Nacional dos Estudantes (UNE). Devido a sua entrada na UNE, mudou-se para o estado do Rio de Janeiro. Lá, foi transferido para a Faculdade Nacional de Direito, onde se formou, em 1962. Durante toda sua vida, Hermann Baeta se dedicou à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

História da OAB Alagoas

Desde que foi criada, em 21 de janeiro de 1932, a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) tem em sua história não apenas a defesa intransigente dos interesses da classe, mas também a busca incessante dos direitos da sociedade garantidos nas leis de nosso país. O primeiro presidente da Ordem em Alagoas foi o bacharel em Direito José Quintella Cavalcanti.

Sem sede própria no início, reuniões, eventos e demais atividades desenvolvidas pela instituição aconteciam em auditórios de outras entidades do estado, como o Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHG/AL) e Academia Alagoana de Letras. Dois anos depois, a instituição se instalou no Centro de Maceió, em uma sala do Edifício Brêda e em um espaço do extinto Fórum da Capital.

Em 1980, a Ordem conquistou sua sede própria, na antiga Faculdade de Direito da capital alagoana, onde funcionou durante 33 anos. Em 2013, a nova Casa da Advocacia foi inaugurada, num espaço mais moderno e amplo, onde os direitos dos advogados e a defesa da democracia, da cidadania e das garantias constitucionais continuam sendo o sentido de existência da classe advocatícia.

A Seccional Alagoana possui atualmente 18.700 advogados inscritos, mantém dezenas de comissões, que atuam constantemente no trabalho de estudos e ações em prol de toda a advocacia e sociedade. São seis Subseções: Arapiraca, Penedo, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos e União dos Palmares, que atuam em conjunto com a Seccional para garantir a defesa das prerrogativas e o livre exercício da profissão em todo o estado.