Geral

HGE inicia o serviço de Farmácia Clínica em fevereiro

21/01/2022
HGE inicia o serviço de Farmácia Clínica em fevereiro

Secretário destaca o empoderamento dos servidores e a interação entre especialistas

Os farmacêuticos do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, estão motivados. É que, com o apoio do secretário de Estado da Saúde (Sesau), Alexandre Ayres, e do gerente da unidade, o médico Paulo Teixeira, será implantado neste mês de fevereiro, o serviço de Farmácia Clínica na maior unidade de urgência e emergência de Alagoas, o que dará um salto assistencial para os pacientes na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Além disso, todas as farmácias satélites da maior unidade de urgência e emergência do Estado, referência para o cuidado de Média e Alta Complexidade, estão contando com farmacêuticos em sua escala de trabalho. Essas conquistas motivaram os profissionais a realizar um momento com a participação de representantes da categoria em outras unidades geridas pelo Governo de Alagoas.

O gerente do HGE, Paulo Teixeira, agradeceu todo o apoio dado pelo titular da Sesau à maior unidade de urgência e emergência de Alagoas. Ele enfatizou que o êxito de todos os trabalhos é de responsabilidade dos profissionais que atuam no hospital, referência para a maioria do atendimento de Média e Alta Complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS) neste Estado.

“O HGE deveria ser ovacionado por todos os serviços que presta à sociedade. Ele conta com profissionais competentíssimos, entregues aos serviços, no objetivo de sempre melhor assistir quem mais precisa de cuidados. Isso eu vejo na assistência e nos setores administrativos. Todos atuam em sintonia, cumprindo com o seu dever de servir ao público”, afirmou o gestor do hospital.

Para a coordenadora do Serviço de Assistência Farmacêutica, Flávia Amorim, a presença do secretário demonstra o quanto a atual gestão da Sesau e do Governo de Alagoas estão dedicados na transformação do HGE para melhor. Ela comentou que o início da Farmácia Clínica é de imenso ganho assistencial, pois os farmacêuticos poderão ser decisivos nas condutas adotadas pelas equipes assistenciais.

Farmacêuticos se reúnem no HGE para celebrar as conquistas da categoria no Estado

“A Farmácia Clínica é voltada à ciência e a prática do uso racional de medicamentos, de maneira que eles sejam otimizados. O farmacêutico está apto a identificar sinais e sintomas, implementar e monitorar a terapia medicamentosa, bem como orientar o paciente, visando a efetividade do tratamento. De início, o reforço na equipe conseguirá abraçar toda a UTI [Unidade de Terapia Intensiva], mas temos interesse em levar esse trabalho para mais setores no hospital”

Também estiveram presentes ao evento, a supervisora médica do HGE, Rosana Véras, o supervisor administrativo do Hospital da Mulher, Marcelo Casado, e o gerente de suprimentos da Sesau, Thiago Leite; esse último recebeu vários gestos de gratidão pela parceria durante os esforços realizados pelas equipes em cada unidade. O farmacêutico João Paulo Voss também foi lembrado pela notável contribuição para o HGE e toda a categoria.

“Diante de todos os avanços promovidos pelo governador Renan Filho, o maior legado é, com certeza, o empoderamento dos servidores. O que acontece entre os farmacêuticos também é visto em outras categorias. Todos os especialistas estão conversando, dialogando, resgatando profissionais efetivos; não existe mais ilha! Esse clima tem motivado cada servidor a defender o seu trabalho, a mostrar que a sua atuação salva vidas. O HGE salva vidas! Nós precisamos destacar isso”, avaliou Alexandre Ayres.