Geral

UPA Jaraguá completa um mês e atende mais de 3.600 usuários

09/12/2021
UPA Jaraguá completa um mês e atende mais de 3.600 usuários

Além dos moradores do Jaraguá, a UPA atende, também, os usuários dos bairros Poço, Ponta da Terra, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Mangabeiras. FOTO: Olival Santos

Construída e mantida exclusivamente com recursos do Governo do Estado, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jaraguá chegou ao primeiro mês de funcionamento, na quarta-feira (8), com o registro de 3.614 usuários assistidos. Unidade do tipo III, assegura atendimento, 24 horas por dia, nas áreas de clínica geral, ortopedia, pediatria e odontologia.

A UPA beneficia os moradores do 1º Distrito de Saúde, formado pelos bairros Poço, Ponta da Terra, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Mangabeiras, além do próprio Jaraguá, onde está localizada. Conforme o perfil clínico, a unidade tem capacidade para realizar 350 atendimentos diários, tratando pacientes com crises de hipertensão, febre alta, fraturas, cortes, derrame e infarto.

A diretora da UPA Jaraguá, Maryana Costa, explicou que a unidade facilitou a busca dos moradores da região por atendimento médico. “A população conta agora com uma unidade de saúde 24 horas e que atende as necessidades de urgência, sem que ela precise se deslocar para longe da sua residência. Oferecemos um serviço com uma equipe multidisciplinar de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, biomédicos, técnicos de laboratório, raio x e odontólogos”, enfatizou.

Maryana Costa destacou, ainda, que o dinamismo e profissionalismo da equipe é fundamental para o bom andamento da unidade. “O nosso atendimento, desde os primeiros dias, é igualitário, humanizado e personalizado. Destinamos o melhor atendimento para todo e qualquer paciente. Atender os anseios dos nossos usuários, em suas particularidades, vem contribuindo para que nossa unidade venha ganhando destaque em serviço humanizado e de qualidade”, ressaltou.

Para o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, atualmente a saúde pública do Estado vive uma nova realidade, que pode ser comprovada pela Rede de UPAs montada pelo Governo do Estado. “A Saúde de Alagoas não é uma saúde de rede social. É uma saúde que quando a população precisa, a gente está pronto para atender. Uma saúde que é formada e conduzida por profissionais capacitados e comprometidos. E a UPA Jaraguá já está preenchendo um vazio assistencial histórico”, enfatizou.

A UPA Jaraguá atende pacientes com crises de hipertensão, febre alta, fraturas, cortes, derrame e infarto. FOTO: Olival Santos