Cidades

Prefeitura de Coruripe inicia série de capacitações com os ambulantes do Pontal

09/12/2021
Prefeitura de Coruripe inicia série de capacitações com os ambulantes do Pontal

O Pontal de Coruripe vai sofrer uma verdadeira intervenção que envolve todas as secretarias, a praia vai passar por uma grande transformação em todos setores, de capacitações dos ambulantes a melhorias em infraestrutura. O projeto de Requalificação do Pontal já iniciou, e na tarde da última segunda-feira (6), ambulantes da praia que trabalham com alimentos participaram de um treinamento sobre A Manipulação dos Alimentos e a Segurança Alimentar, em parceria com o Sebrae.

A capacitação, que durou pouco mais de duas horas, foi ministrada pela consultora do Sebrae na área de Alimentos, Ione Rosas. A instrutora explicou que o objetivo do curso é sensibilizar os ambulantes sobre a importância de trabalhar os alimentos de forma segura, a evitar contaminação que possa afetar a saúde das pessoas que consomem.

“O nosso papel aqui é sensibilizar os ambulantes que trabalham na orla marítima com alimentos e petiscos. Todos precisam ter a consciência e a prática de fazer um alimento de qualidade, do ponto de vista dos cuidados, dos critérios de armazenamento, transporte e venda. Isso é fundamental para quem trabalha com alimentos. Estamos trabalhando com todas as exigências e informações dadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Vamos trabalhar para que tudo isso seja implementado no dia a dia de cada ambulante, seja uma rotina trabalhar de forma segura os alimentos”, explicou a consultora.

Gilmar dos Santos é ambulante e comercializa espetinhos na praia. Para ele, tudo que vier a somar é bem-vindo, afinal, o turista precisa ser bem recebido para que possa voltar e falar bem da praia.

“Tudo que vier para nos ajudar é bem-vindo. Todos os cursos que nos for oferecido de forma gratuita, estarei presente, quero receber bem o turista e vender um produto de qualidade, sem que ofereça risco algum. Tratando um turista bem e oferecendo um alimento de qualidade, sabemos que eles vão voltar e falar bem da nossa praia. Afinal, é daqui que tiramos o nosso sustento. Parabéns à prefeitura por essa iniciativa. Com a ajuda de todos, vamos transformar o nosso Pontal de Coruripe”, disse o ambulante que comercializa alimentos na praia há mais de 10 anos.

A série de capacitações que vai alcançar todos que comercializam na praia de Pontal de Coruripe, envolve ainda o Sebrae, a Secretaria de Indústria e Comércio de Coruripe e a Vigilância Sanitária do município.

“Estamos conversando com os ambulantes do Pontal, bate um papo e mostrando para eles a importância de oferecer aos consumidores e turistas alimentos de qualidade. O norte é boas práticas alimentares. A partir disso, estamos mostrando tudo sobre o manuseio dos alimentos, conservação, escolha do produto de qualidade e a venda. Essa iniciativa é muito importante, para que todos saibam sobre o quanto o cuidado com os alimentos é importante para a cadeia, desde a compra até o turista que vai comprar. Essa iniciativa é muito importante e pode contribuir muito em mostrar aos ambulantes o quanto cada passo da comercialização precisa ser respeitado e seguido todas as orientações para vender produtos alimentícios”, destacou a diretora da Vigilância Sanitária de Coruripe, Ana Carolina.