Geral

Portal Facilita Alagoas ganha visual mais moderno e focado na evolução do ambiente de negócios

09/12/2021
Portal Facilita Alagoas ganha visual mais moderno e focado na evolução do ambiente de negócios

O Portal Facilita Alagoas está de cara nova! A interface da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no estado, que é responsável pelos processos de registro e licenciamento de negócios, ganhou, nesta quinta-feira (09), um novo visual, mais moderno e simplificado.

Agora o portal dispõe de um layout com informações mais diretas e que, posteriormente, terão um foco maior nas entidades integradas à Redesim, funcionando realmente como a interface do ambiente de negócios alagoano. Ele pode ser acessado pelo endereço http://www.facilita.al.gov.br/.

Inicialmente as principais mudanças ocorrem na aglutinação de seções e foco nos serviços mais utilizados por empresários e profissionais que lidam com o registro empresarial, o que tornou tudo mais curto e à base de uma sequência de cliques, comum às mídias digitais.

Logo no topo da página inicial, existe uma ferramenta de busca, que auxilia o cliente em qualquer serviço da Juceal ou ligado à Redesim. Abaixo foram estabelecidas as principais seções: Abertura de Empresa, Alteração de Empresa, Baixa de Empresa, Fusão/ Cisão/ Incorporação, Transformação/ Alteração de Natureza Jurídica e MEI.

O presidente da Juceal, Carlos Araújo, explica que logo as mudanças terão sequência para todo o site a fim de que tenha uma identidade própria. O foco ainda é disponibilizar os campos das entidades integradas de uma forma mais acessível.

“O site está mais intuitivo, é uma questão de buscar e clicar e, assim, as informações são disponibilizadas, tudo bem explicado. Registrar um negócio nunca foi tão fácil e o portal também precisa seguir com essa modernização. Logo mais, terão campos mais amplos, mais serviços dos órgãos de registro, licenciamento e administração tributária até para servir como um portal focado no que é a Redesim: um ambiente único para fazer tudo relacionado à sua empresa”, destaca.

O Portal Facilita Alagoas conta atualmente com serviços da Junta Comercial, da Receita Federal, dos cartórios, da Sefaz/AL, do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), da Vigilância Sanitária, do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) e das 102 Prefeituras alagoanas.

Explicando as seções do portal

A página inicial do portal se resume, agora, em uma tela que não precisa arrastar para baixo, funcionando bem para a utilização de smartphones.

A primeira parte das seções é direcionada para os eventos integrados, ou seja, para aqueles que pertencem à Redesim e influenciam no cadastro de uma empresa.

A seção Serviços dos Órgãos, que terá adição posterior de outras entidades, traz todos os principais serviços do órgão que não necessariamente são ligados à Redesim. Nela, referente à Juceal, estão disponíveis eventos bastante utilizados como certidão, livro digital, balanço patrimonial, entre outros.

O local chamado Acompanhamento do Processo serve para verificar todo o tipo de processo, podendo ser preenchido o protocolo tanto de aberturas, alterações e baixas, quanto de certidões, livros e eventos exclusivos.

Além disso, existem seções diretas para acesso aos alvarás de baixo risco A, que são aqueles emitidos automaticamente pelo próprio sistema.

Novas adições ainda serão feitas, por isso a Juceal aconselha aos clientes acompanharem as atualizações do portal. Em caso de dúvidas, o órgão alagoano de registro disponibiliza o contato por meio dos endereços [email protected] e [email protected]. O Portal Facilita Alagoas tem o desenvolvimento da empresa Vox Tecnologia.