Alagoas

“Mais que uma pauta de saúde pública, o programa CastraSim irá atuar na política social e ambiental dos 102 municípios alagoanos”, diz Alexandre Ayres

07/12/2021
“Mais que uma pauta de saúde pública, o programa CastraSim irá atuar na política social e ambiental dos 102 municípios alagoanos”, diz Alexandre Ayres

Alexandre Ayres ressalta que projeto pioneiro no Brasil irá reduzir a cadeia de transmissão das zoonoses. FOTO: Thiago Duarte

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, fez um chamamento público, durante uma entrevista, nesta terça-feira (7), para que clínicas veterinárias dos 102 municípios alagoanos façam o credenciamento e participem do CastraSim. O programa, anunciando pelo gestor da saúde estadual na segunda-feira (6), pretende castrar fêmeas de cães e gatos, como forma de reduzir a cadeia de transmissão de zoonoses, tanto entre os animais como nas pessoas.

O programa, que é o primeiro a oferecer o serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, foi instituído pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o edital de credenciamento foi publicado no último dia 2 dezembro, no Diário Oficial do Estado (DOE). A fase de habilitação vai até às 12h do dia 4 de janeiro de 2022.

Ayres, que também já foi secretário de Estado do Meio Ambiente, destacou que o programa é mais do que uma pauta de saúde pública e também atua na política social e ambiental do Estado. “Essa pauta atua de maneira transversa, na saúde pública, na política social e na política ambiental. E eu, na qualidade de ex-secretário de Estado do Meio Ambiente e, agora, secretário da Saúde, em uma discussão muito importante com os nossos técnicos, chegamos a conclusão de que, apesar de não ser uma pauta prioritária da política pública estadual, é uma obrigação dos gestores municipais. Mas, diante da ausência da implementação dessa política aqui na capital e também no interior, nós decidimos abraçar essa causa e trabalhar de maneira articulada com os municípios”, salientou.

Número de Procedimentos – Por mês, serão destinados R$ 500 mil para que sejam realizadas 1.350 castrações a cada 30 dias. O pagamento às clínicas será realizado mensalmente e a castração será realizada em animais com idade a partir dos seis meses, após avaliação do médico veterinário. O serviço inclui a realização de consulta e exames pré-operatórios, a cirurgia de castração por meio da técnica de ovariohisterectomia, mediante anestesia, consulta pós-operatória e a medicação antimicrobiana e anti-inflamatória.

“O programa funciona com o credenciamento de clínicas veterinárias e ONGs, que fazem, em sua maioria, um trabalho voluntário, a partir de doações e que necessitam de muita ajuda. Fizemos um edital de credenciamento factível para dar acesso de maneira democrática a pequenas ONGs, a clínicas de todos os municípios. A ideia é que a gente faça esse credenciamento e as entidades autorizadas a participar cuidem 100% do animal, sendo de rua, ou doméstico. E quando falamos em cuidar, falamos do pré-operatório, operatório e pós-operatório, para que esse animal seja bem cuidado”, explicou o gestor da Saúde estadual.

Para ter acesso ao edital com as regras de participação das pessoas jurídicas que oferecem serviços de medicina veterinária, os interessados em se credenciar devem acessar o site https://www.saude.al.gov.br/chamamentos-publicos/ e clicar no item Chamamento público nº. 005/2021 (retificado).