Geral

Com belezas encantadoras, Maceió completa 206 anos de história

06/12/2021
Com belezas encantadoras, Maceió completa 206 anos de história

Foto: Ascom/Sedetur

Praias de águas cristalinas, artesanato encantador e gastronomia de dar água na boca fazem parte da história da capital alagoana, que completou 206 anos neste domingo (5). Conhecida como o caribe brasileiro e um dos destinos mais procurados do Nordeste, ao longo dos seus 206 anos, Maceió vem se destacando através da sua beleza incomparável.
Fundada oficialmente em 05 de dezembro de 1815, dia que ocorreu a separação entre antiga Vila de Santa Maria Madalena da Alagoas do Sul (atual Marechal Deodoro) e a Vila de Maceió e, posteriormente a designação como capital de Alagoas, a cidade vem crescendo a cada ano, figurando em destaque anualmente como destino no Nordeste ideal para quem quer relaxar e curtir um momento com a família e amigos.
Nesta data, o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Marcius Beltrão, destaca a importância de Maceió como um dos maiores destinos turísticos da região Nordeste do Brasil.
“É com grande satisfação que comemoramos mais um ano da nossa querida capital alagoana. Maceió é um exemplo para outras cidades e vem se desenvolvendo cada vez mais, tanto economicamente, através da geração de centenas de empregos, quanto no turismo, sendo um dos destinos mais procurados do Nordeste e que está preocupado com o bem-estar e a felicidade dos seus visitantes e moradores”, pontua.
Pensando em divulgar as belezas maceioenses para quem quer conhecer mais o caribe brasileiro, separamos alguns dos destinos, dentro da cidade, que mais cativam e atraem os visitantes. Confira:

Orla mais bonita do Brasil

Visitar Maceió e não conhecer a orla da capital é a mesma coisa de ir a um parque de diversões e não andar na roda gigante. As praias da Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Cruz das Almas são o cartão postal maceioense e encantam qualquer visitante. Entre um mar azul cristalino, coqueirais que enfeitam toda a extensão da costa e faixas de areia clara e úmida, escolher passear na orla vai proporcionar um belo dia de lazer com acesso fácil a beach clubes, bares, bancos, feiras de artesanato e quiosques gastronômicos.

Farol da Ponta Verde

Ainda passeando pela orla, o visitante tem a opção de conhecer o famoso Farol da Ponta Verde, um dos principais pontos turísticos de Maceió. Cercado de arrecifes que deixam o visual ainda mais encantador na maré baixa, esse ponto turístico pode ser visto de longe. A estrutura de 11 metros de altura fixada em concreto armado em meio ao mar é um dos principais destaques para quem visita a capital alagoana.

Instalado em 1922 e inaugurado em 1949, o Farol da Ponta Verde é marcado por toda beleza natural que lhe cerca, como as famosas piscinas naturais, vistas por aqueles que visitam o local na maré baixa. Sendo um dos atrativos mais procurados, as piscinas possuem águas cristalinas, e é possível observar os pequenos cardumes de peixes coloridos na região.

Foto: Ascom/Sedetur

Um point histórico

E como nem só de praias vive o viajante, a capital alagoana possui diversos atrativos que contam a história do Estado. O histórico bairro de Jaraguá, uma antiga vila de pescadores, é um dos locais que merece uma visita pelos apreciadores de história.
O desenvolvimento do bairro de Jaraguá deve-se ao seu porto, que transformou o local num imenso comércio com diferentes tipos de negócios e que tornou Jaraguá um centro comercial de grande importância, sendo ocupado por bonitos sobrados a partir da segunda metade do século XIX.
Dentro da Associação, funciona o Museu do Comércio de Alagoas, que aborda a história de Maceió e do Estado do ponto de vista econômico, com peças referentes ao comércio desde o início do século XX –  como escrivaninhas, máquinas de escrever, livros de estatística do Porto de Maceió, balanças de medidas, prensa, tipografias e outros objetos.

Foto: Ascom/Sedetur

Artesanato que encanta e conta histórias

Como o artesanato não pode ficar de fora de uma visita à capital, temos o Pontal da Barra. Sendo um dos locais mais charmosos de Maceió, onde estão concentradas boa parte da produção artesanal das rendeiras e bordadeiras da cidade, ganhando, inclusive, uma rua chamada “Rua das Rendeiras”.

Na ‘Rua das Rendeiras’, é comum encontrar as artesãs bordando à porta de suas lojas e ateliês, produzindo artesanato genuinamente alagoano, em especial o famoso filé, reconhecido internacionalmente e considerado Patrimônio Imaterial de Alagoas. Quem passa pelo local não sai sem levar uma lembrança de Maceió junto.

Foto: Ascom/Sedetur

Retomada Segura

Com o avanço da vacinação do Brasil, a retomada segura e gradual do turismo em Alagoas conta com o selo Safe Travels da WTTC (World Travel & Tourism Council), entidade de turismo internacional que reconhece destinos ao redor do mundo que tenham implementado protocolos sanitários em padrão mundial. No total, nove municípios alagoanos já foram contemplados com a certificação internacional – Pilar, Penedo, Maragogi, Porto de Pedras, Piranhas, Japaratinga, Delmiro Gouveia, Marechal Deodoro e Roteiro.

O estado também registra cerca de 1.887 empreendimentos turísticos com o selo do Turismo Responsável do Ministério do Turismo, ocupando o primeiro lugar do Nordeste em emissão de selos. As duas certificações levam em consideração a prática de condutas que tragam segurança para turistas, trabalhadores e moradores das regiões turísticas.