Geral

Coleta de volumosos: serviço coíbe o descarte irregular de materiais inservíveis

05/12/2021
Coleta de volumosos: serviço coíbe o descarte irregular de materiais inservíveis

Diariamente, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) realiza a limpeza nos mais de 180 pontos crônicos de descarte irregular mapeados pela Prefeitura de Maceió. Entre os materiais encontrados com mais frequência, estão os chamados “volumosos”. O cidadão pode dar o destino adequado para esses itens através da Coleta de Volumosos, feita porta a porta, solicitando à Sudes de forma gratuita.

Coleta de Volumosos sendo realizada. Foto: Ascom Sudes

Entre os principais itens descartados irregularmente pela população em praças e vias públicas estão sofás, colchões, guarda-roupas e até vasos sanitários. Ivens Peixoto, superintendente da Sudes, explica que o serviço ajuda a manter esses objetos fora das regiões de descarte irregular e, com isso, contribui para a redução dos pontos crônicos.

“Um dos grandes problemas encontrados pela Sudes em nossas vias públicas são os resíduos volumosos. Nós fazemos a limpeza diariamente nos 180 pontos crônicos de descarte irregular mapeados pelo órgão e ainda encontramos muito esse tipo de material. Dessa forma, a alternativa para o cidadão é a coleta de volumosos, ofertada gratuitamente. A intenção é trazer a população para o nosso lado nessa luta pela limpeza da cidade”, disse.

Equipes da Sudes atendendo as demandas solicitadas pelos contatos de telefone e WhatsApp. Foto: Ascom Sudes

Para a coleta do resíduo volumoso, o cidadão deve ligar para o número 0800 082 2600 ou entrar em contato pelo Whatsapp 98802-4834. Estes são os contatos da Central de Monitoramento da Sudes, que realiza os agendamentos da coleta.

A partir da solicitação, o recolhimento é realizado na porta do morador, sem custos, em até sete dias úteis.