sábado, 22 de Janeiro de 2022

Notícias

In:

HE do Agreste capacita cerca de mil servidores em 2021

Por Josenildo Torres

Balanço anual aponta que cerca de mil servidores foram capacitados no HE do Agreste

O Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, apresentou o Boletim Anual de Trabalho para encerrar as atividades em 2021. O NEP, através de cursos e palestras voltados para questões técnicas e de humanização no atendimento, capacitou cerca de mil servidores da maior unidade hospitalar pública do interior do Estado.

O coordenador do NEP, enfermeiro Jean Marinho Vital, explica que o Plano de Trabalho teve como base as demandas solicitadas pelos próprios servidores. “Fomos aos setores ouvir as necessidades dos servidores para montar o plano de trabalho de 2021. Utilizamos metodologia híbrida, com cursos e palestras presenciais e on-line e tivemos ótima adesão dos servidores que se mostraram interessados em aprender mais, em conquistar conhecimento”, disse Jean.

Cursos colaboram para a qualificação dos profissionais de saúde

Entre os cursos, três deles com carga horária de 60 horas: Curso de Liderança, curso para Condutores de Veículo de Urgência e Comunicação e Humanização no atendimento, que tiveram também a participação de profissionais de outras instituições de saúde.

“Com os cursos conseguimos valorizar os servidores em diversos setores. Através deste conhecimento, eles mesmos já nos mostraram como a comunicação melhorou entre os setores e também com os pacientes. Além disso, tem o trabalho de humanização também garantindo a comunicação acessível com o curso de Libras. É necessário ressaltar ainda que abrimos as portas do hospital para atender também a vontade de aprender de profissionais de outras instituições de saúde. “, ressaltou o coordenador do NEP.

“O NEP tem um papel fundamental para garantir que os servidores estejam sempre cientes do que está acontecendo mundo afora na área da Saúde, com avanço das descobertas nas pesquisas. Os servidores têm acesso ao conhecimento e isso é ótimo para eles e para os usuários do serviço, que passam a contar com ainda mais qualidade no atendimento. Lembrando a humanização destas atividades, trabalhando também a acessibilidade da comunicação”, comemorou a gerente-geral do HE do Agreste, Bárbara Albuquerque.

Treinamento ocorre no NEP do Hospital de Emergência do Agreste

“O profissional qualificado apresenta melhorias no atendimento e há a redução da possibilidade de erros e diminui também a chance de danos aos equipamentos. O resultado é que contamos com equipes afinadas e felizes pela valorização ofertada através desta atenção de educação permanente. Tudo isso é repassado para os pacientes, acompanhantes e para os colegas de plantões”, explicou Bárbara.

Os trabalhos de 2021 foram encerrados pelo NEP, mas a equipe já está de olho em 2022. Já na primeira quinzena deste mês, o núcleo já começa a planejar o plano de trabalho para o próximo ano.

NEP planeja as atividades com base nas demandas apresentadas pelos próprios profissionais dos setores

“Utilizamos os melhores e mais atualizados protocolos para deixar os servidores capacitados para atuar em qualquer lugar do mundo. E não será diferente em 2022”, garantiu Jean Marinho Vital.

Compartilhe:

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *