Geral

Saiba como emitir o Cartão do Idoso

09/11/2021
Saiba como emitir o Cartão do Idoso

Um dos serviços ofertados pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) é o Cartão do Idoso, que dá acesso gratuito a passagens intermunicipais ou interestaduais para pessoas acima de 60 anos com renda mensal de até dois salários mínimos. Com isso, cumpre-se o que está previsto no Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003), reservando duas vagas gratuitas em todos os veículos de transporte coletivo interestaduais.

Para ter acesso ao benefício, o idoso deve estar inserido no Cadastro Único (CadÚnico). Com a carteira, o usuário tem desconto integral no valor das passagens em transportes coletivos convencionais ou complementares, inclusive interestaduais.

Para emitir o documento,  o idoso pode procurar o Centro de Atendimento Socioassistencial (Casa), que funciona na Rua Amazonas, Nº 90, no bairro do Prado, em frente à Praça da Faculdade, das 8h às 16h. Para mais informações, existe o telefone 3312-5929.

Para emitir o documento, o idoso pode procurar o CASA, na Praça da Faculdade.

Após a emissão do cartão, os interessados devem reservar a passagem com, no mínimo, um mês antes da data da viagem. São reservados dois assentos nos ônibus convencionais destinados para quem possui o Cartão do Idoso. Caso as duas vagas já tenham sido reservadas, o idoso tem o direito a comprar uma passagem com 50% de desconto.