Economia

EUA: Biden prevê que pacote de infraestrutura vai relaxar inflação

06/11/2021
EUA: Biden prevê que pacote de infraestrutura vai relaxar inflação

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, defendeu o pacote de investimentos em infraestrutura proposto pelo seu governo durante coletiva de imprensa neste sábado, após pauta ser aprovada na Câmara dos Representantes no fim da noite de ontem. De acordo com o mandatário, os gastos adicionais de cerca de US$ 1 trilhão não vão elevar, mas relaxar pressões inflacionárias nos EUA.

Isso ocorrerá pois, a longo prazo, os investimentos vão reduzir gastos a famílias americanas, de acordo com Biden. O presidente ainda reafirmou que o pacote de infraestrutura, assim como o seu projeto Build Back Better, focado em gastos sociais, são “fiscalmente responsáveis” e “não aumentarão nem um centavo do déficit” fiscal americano – de US$ 2,8 trilhões em 2021 – pois será pago com o aumento de impostos à parcela mais rica do mundo.

Biden ainda disse que o pacote recém-aprovado é a “planta para reconstruir a América” e manter o país competitivo contra potências como a China ao longo do século XXI. A proposta ainda tornará possível fazer da crise climática uma oportunidade, de acordo com o presidente.

Petróleo

Biden fez breves comentários sobre a decisão da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) de manter os planos de produção em dezembro, ignorando a pressão dos EUA e de outras nações para aumentar a sua oferta em meio à escassez global que tem provocado alta nos preços do óleo.

“Temos outras ferramentas além da liberação das nossas reservas estratégicas para lidar com as nações da Opep+”, afirmou o mandatário americano.

Autor: Gabriel Caldeira
Copyright © 2021 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.