Geral

Programa de Melhoramento Genético e Inseminação garante aumento de renda e qualidade aos pequenos produtores rurais

21/10/2021
Programa de Melhoramento Genético e Inseminação garante aumento de renda e qualidade aos pequenos produtores rurais

Aumentar a cultivo leiteiro sem acrescer os custos de produção, garantindo melhoria genética e aumento na renda da Agricultura Familiar!

Esse é um dos intuitos do Programa de Melhoramento Genético e Inseminação Artificial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, da Prefeitura de Arapiraca, que beneficia a vida de dezenas de pequenos produtores do campo.

Todos os serviços são disponibilizados gratuitamente pela gestão municipal, basta o produtor ser cadastrado no Departamento de Pecuária da secretaria.

Na bovinocultura, são 46 famílias de 26 comunidades atendidas pelas equipes técnicas do município no programa de inseminação artificial.

De acordo com o técnico em Agropecuária, Rodrigo Mayko, é disponibilizado para os criadores todo o aparato necessário para procriação do gado. São sêmens de touros de alto padrão genético, como o gir, girolando e holandês.

“Com uso dessa técnica, o que antes se gastava em ração para três cabeças de gado, hoje foi racionado e utilizado para apenas um, aumentando, dessa forma, a produção e a qualidade leiteira. Melhor dizendo, apenas um supre a necessidade provida por três animais. É um aumento significativo”, destacou o secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Hibernon Cavalcante.

Na ovinocaprinocultura, tem sido realizado diversos exames de imagem, procedimentos para diagnóstico de prenhez dos gados ovinos e caprinos, além da avaliação da dieta ofertada aos animais, com intuito de melhorar o ganho de peso e tempo ao abate, detectando, também, possíveis problemas clínicos.

O município atende, atualmente, sete comunidades, pouco mais de 100 animais, entre ovinos e caprinos.

“Hoje o município arapiraquense é pioneiro na técnica de exame de imagem no Estado de Alagoas e um dos melhores no programa de inseminação artificial em bovinos. É um trabalho recompensador e que tem apresentado resultados”, indicou o secretário.

O Programa de Melhoramento Genético e Inseminação Artificial conta com o apoio técnico das médicas veterinárias Natália Alapenha e Mayara Vieira, e das zootecnistas Elyne Morgana e Edneide Rodrigues.