Geral

A Minhoca Xinoca e a Canoa de Tolda: educação patrimonial, ambiental e estímulo literário em Piranhas e Pão de Açúcar

06/10/2021
A Minhoca Xinoca e a Canoa de Tolda: educação patrimonial, ambiental e estímulo literário em Piranhas e Pão de Açúcar

Rio São Francisco. Foto: Arquivo

No dia 9 de outubro será lançado o vídeo de contação de estória “A Minhoca Xinoca e a Canoa de Tolda”. A ação faz parte do projeto de educação patrimonial que realiza ações de democratização da leitura e valorização do patrimônio cultural e ambiental do Baixo Rio São Francisco e tem apoio financeiro do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura, via Lei Aldir Blanc. Ao longo do projeto, mil exemplares do livro estão sendo distribuídos gratuitamente aos alunos das escolas públicas de Piranhas e Pão de Açúcar e em novembro o encerramento do projeto será coroado com uma aula pública sobre escravidão e navegação do Rio São Francisco com apoio do Neabi-Ufal-Piranhas (ainda está para ser definido se será na modalidade presencial ou remota).

O Projeto:

Aprovado no Edital 13 de Educação Patrimonial da Lei Aldir Blanc (Secult-Alagoas) irá produzir um vídeo de contação de estória e distribuir 1.000 exemplares do livro A Minhoca Xinoca e a Canoa de Tolda (2ª Edição) aos estudantes do ensino público de Piranhas e Penedo, além de oferecer uma palestra sobre escravidão e navegação do Rio São Francisco aos alunos do Ifal-Piranhas e público em geral.

O livro:

É o segundo livro da Minhoca Xinoca, personagem criada por Luana Teixeira em 2010, levando ao público infantil uma estória lúdica que sensibiliza para a preservação do patrimônio cultural alagoano e brasileiro. Com a Lei Aldir Blanc foi possível publicar a segunda edição e viabilizar a distribuição de outros 1.000 exemplares a alunos de Piranhas e Pão de Açúcar. A obra é editada pela Edufal e impressa pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos.

A contação de estória:

Devido às restrições causadas pela pandemia, o número lúdico que acompanhava as ações de distribuição do livro foi substituído pela gravação em audiovisual da contação da estória. A produção conta com a atuação da atriz Ana Antunes, voz de Juliana Barbosa e pandeiro de Guilherme Sanches.

Texto da contracapa:

Xinoca é uma minhoca que adora viajar. Nesta nova aventura, a Minhoca Xinoca irá velejar no alto do mastro de uma canoa de tolda, embarcação típica do Baixo Rio São Francisco. Entre imprevistos e perigos, a Minhoca Xinoca fará um novo amigo e juntos viajarão ao som de um bom coco de roda.

O projeto foi premiado pela Lei Aldir Blanc – Seleção de Projetos Culturais de Educação Patrimonial – Estado de Alagoas. Acompanhado de ações lúdicas de valorização do patrimônio ambiental e cultural do São Francisco, mil exemplares deste livro serão distribuídos gratuitamente aos estudantes do ensino público dos municípios ribeirinhos de Piranhas e Pão de Açúcar.

Plantando sonhos, colhemos um futuro mais digno, com menos injustiças sociais e mais amor.

Viva a cultura brasileira!

Equipe:

Coordenação, produção, palestrante e autoria do livro: Luana Teixeira

Ilustrações: Chris K.

Atriz: Ana Antunes de Oliveira Rocha

Pandeiro: Guilherme Sanches

Voz: Juliana Barbosa

Assessoria de imprensa: Franccesca di Paola Braga Rabelo -Keka Rabelo

Assistente de produção: Victor Hugo Santos de Souza

Diagramação: Christianne Kelly Cavalcante da Silva

Captação de áudio e vídeo: Pastor de Tsapa

Captação de áudio: Ide Rameh

Edição: Tiago Rodrigues

Apoio pedagógico: Danilo Marques e Simone Barboza de Carvalho

Apoio: Neabi/Ifal-Piranhas

 

Agradecimentos

Bambolear

Brechó Chez Moi

Coletivo Paraponera

Escola Municipal de Educação Básica Dom Antônio Brandão – Piranhas

Escola Municipal Deputado Jose Bandeira – Piranhas

Jurandir Bozo

Meraki Kids

Neabi – Ifal/Piranhas

Coco da Minhoca – Letra: Luana Teixeira, Voz: Juliana Barbosa, Pandeiro: Guilherme Sanches, Edição de Som: Ide Rameh, Apoio: Bambolear

SERVIÇO

Lançamento vídeo de contação de estória “A Minhoca Xinoca e a Canoa de Tolda”

Data 09 de Outubro

Canal do Youtube : Antes Tudo Era Poesia

https://youtu.be/T0Hzea6G8NU