Variedades

As fantasias iluminadas de Fernando Marcelo

23/10/2021
As fantasias iluminadas de Fernando Marcelo

Alagoas merecia o lançamento do primeiro CD do alagoano Fernando Marcelo, intitulado Fantasias. Profusão de ritmos, arranjos irretocáveis, músicos de primeira grandeza. A verve poética do cantor, compositor, arranjador e músico salta aos olhos e é tecida pelo amor, embelezada pela natureza, a compor o cenário tropical de suas paixões. Mais que compor o pano de fundo, a natureza as ilumina.

VERSOS POÉTICOS

Há versos em Fantasias que imprimem uma simbiose, um entrelaçamento entre amor e natureza, como se um não vivesse sem o outro. Em Flor Amarela, o artista pede à correnteza, que lhe poupe a vida, em nome do amor. Na canção Venha me Valer, se deixa seduzir pelo clarão do olhar de seu objeto de desejo, que emerge como uma sereia a encantá-lo e seduzi-lo à imensidão do mar.

Na linguagem poética em forma de versos de Cantiga de Grilo, o amor é flagrado em cenário lacustre. Lá, onde o crepúsculo se acende ao som de grilos e assovios, e o amor rouba do sonho a forma perfeita.

A CRÍTICA DO DESCASO À MUNDAÚ

Na canção Mundaú, sua veia sentimental se transmuta em revolta para denunciar a poluição e a devastação da Lagoa Mundaú, ao tempo em que exalta a beleza de suas águas claras. Aqui, o artista conversa com a lagoa, como se uma entidade fosse, e lhe pede para passear com sua amada pelas suas águas. Das 13 músicas do CD Fantasias, Fernando Marcelo compôs todas, exceto Alento, que é uma parceria com Alberto Neves e Papel no Varal, com Ricardo Cabus.

Não bastasse a poética de Fernando Marcelo, Fantasias entrega versatilidade de ritmos, melodias executadas primorosamente por um time irrepreensível de músicos. Os arranjos são todos de Fernando Marcelo e Toni Augusto, uma referência de excelência na música alagoana. Pela sua competência, os músicos transcendem fronteiras, como Fabinho Oliveira (baixo), Almir Medeiros (violoncelo), Felix Baigon (Baixo Acústico), China (percussão), Betinho (Bateria), e Toni Augusto (Guitarra).

PROFUSÃO DE RITMOS

Nada Além do Fundo do Poço, por exemplo, é um samba canção com cheiro de mar, vento e céu azul. Lembra pérolas de Dorival Caymmi; Alento é uma ciranda com a guitarra distorcida de Toni Augusto; Brisa Leve, um pop rock de teclado meio disco em seu início, executado por Dinho Zampier; Flor Amarela é um soul gingado com trombone (Edson Santos), sax tenor (Ely Rodrigues) e trompete (Siqueira Lima).

Em um dos momentos mais “yangs” do CD, Fernando Marcelo oferece ao público, em Pernambuco, Alagoas e Bahia, um dos mais belos temas de carnaval já feitos. Uma reverência à ciranda, ao frevo e ao maracatu pernambucano; à sua amada, que habita Alagoas, a quem faz juras, sob a luz da lua, de passarem juntos o carnaval na Bahia. A música é uma pérola, já nasce clássica; e minha preferida.

É isso. Fernando já “nasce” imenso e faz parte do hall de grandes artistas alagoanos. Habita o mesmo Olimpo que Júnior Almeida, Mácleim e Wado. Que essa pandemia continue se dissipando para que logo cheguem os festivais, os shows, e com eles o reconhecimento, mais que merecido, desse trabalho tão significativo para ouvidos e corações brasileiros, nordestinos e alagoaníssimos.

Serviço:

10/11 – Teatro Gustavo Leite. Fernando defende música inédita no Festival Em Cantos.

CD no SPOTIFY – Fantasias – Fernando Marcelo www.spotify.com

CD disponível nas lojas Ao Pharmacêutico, ponto de distribuição. Paga em pix (R$ 30,00 a unidade) e retira na loja. Pix – [email protected].

LINK ABRE O CD EM DIVERSAS PLATAFORMAS: