Geral

Secretaria de Educação de Jequiá da Praia apresenta case de retorno às aulas em reunião da AMA

27/09/2021
Secretaria de Educação de Jequiá da Praia apresenta case de retorno às aulas em reunião da AMA

Evento acontece nesta segunda-feira (27), de forma híbrida, e conta com a presença de secretários e gestores municipais.

A secretária de Educação de Jequiá da Praia, Monalisa Albuquerque, participou, nesta segunda-feira (27), de uma reunião na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) sobre o retorno às aulas, para apresentar aos secretários e gestores municipais a experiência exitosa em Jequiá.

“Esse é um momento de muita alegria, em poder compartilhar um pouco do nosso sucesso na volta às aulas com os municípios, tanto no formato híbrido quanto no ensino remoto. Isso é possível porque o prefeito Felipe Jatobá sempre se mostra atencioso para os assuntos voltados à educação da nossa rede municipal”, afirma Monalisa.

De acordo com a secretária, o planejamento para as aulas iniciou com a atualização dos protocolos de segurança, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação e os pais ou responsáveis pelos estudantes.

“Tivemos toda a parceria, que foi muito importante, para que as nossas aulas voltassem com segurança e qualidade. Também realizamos um questionário, junto aos pais, para saber se o retorno poderia acontecer, principalmente de forma híbrida. Procuramos mostrar toda a nossa segurança em relação ao material didático e toda a proposta de educação que estamos estabelecendo”, explica a secretária.

Ainda segundo a responsável pela pasta, o sucesso acontece porque houve formações com os profissionais da Educação, além das merendeiras,  para que eles estivessem prontos para o retorno. “Também preparamos cartilhas para os alunos que utilizam o transporte escolar, bem como preparamos pessoas para fiscalizar o traslado desses estudantes”.

O ensino remoto em Jequiá da Praia iniciou no dia 01 de março, enquanto a forma híbrida começou em 02 de agosto. Este último conta com escalas onde 50% dos estudantes vão às unidades escolares, que são sanitizadas diariamente.

Também participaram da reunião o secretário de Educação de Maceió, Élder Maia; o vice-presidente da AMA e prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira; o representante do Conselho Municipal de Saúde (Cosems); Francisco Lins; a representante do Conselho Estadual de Educação e da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, Marly Vidinha; o secretário-executivo de Educação de Alagoas, José Márcio; o vereador por Maceió, João Catunda; e a diretora de ensino de Jequiá da Praia, Mariana Cunha.

Investimentos – Desde o início do ano a Prefeitura de Jequiá da Praia tem investido nos estudantes da rede municipal. Além do transporte escolar e dos protocolos de segurança, as escolas foram reformadas para receber os estudantes. Os kits merenda são entregues, bem como o kit escolar, que conta com dois fardamentos, mochila, material escolar e um par de tênis para cada aluno.

A secretária Monalisa Albuquerque destaca a evolução na Educação Infantil, que contou com formação para os profissionais da Educação, atividades onlines, busca ativa dos alunos, e no Ensino Fundamental, que irá participar da Prova SAEB [Sistema de Avaliação da Educação Básica].

Para os alunos que não podem retornar às aulas híbridas presenciais, devido a alguma doença ou comorbidade, a Secretaria Municipal de Educação está entregando o material didático em casa.

A Rede Municipal conta ainda com uma psicóloga para acompanhar o desenvolvimento e retorno às aulas dos estudantes, no “Programa De Volta ao Novo; com o “Buscando Talentos”, onde um atleta faz a busca de estudantes que se destaquem nas atividades esportivas; além de projetos externos voltados à Educação Ambiental, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.