Cidades

Pesquisa do Ifal Piranhas avalia salinidade das águas subterrâneas no município

23/09/2021
Pesquisa do Ifal Piranhas avalia salinidade das águas subterrâneas no município

Atividade é desenvolvida para destinação adequada do recurso mineral

Nesta segunda-feira (20), integrantes do “Projeto Zoneamento da qualidade das águas subterrâneas da região de Piranhas-AL para fomento a estratégias do seu uso sustentável na agricultura familiar” deram início às atividades de georeferenciamento dos poços artesianos e avaliação da salinidade das águas do município.

Realizado na modalidade de Programa de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), com a orientação do professor Samuel Silva, a equipe estima percorrer cerca de 100 poços, com o intuito de elaborar recomendações técnicas para o destino adequado das águas analisadas.

O projeto é desenvolvido com o auxílio da bolsista Daniele Alves e por meio de uma parceria com a Secretaria de Agricultura de Piranhas, que deve utilizar os dados obtidos pela pesquisa para fomentar políticas públicas do município.

O levantamento de dados irá ocorrer ao menos até agosto de 2022. Para isso, serão utilizados o Laboratório de Irrigação e o Laboratório de Fertilidade do Solo, ambos sediados no Campus Piranhas. “Vamos usar técnicas de mapeamento por GPS e avaliação da condutividade elétrica e pH das águas”, detalha Samuel.

Ações por meio de parcerias

Mas este não é o único projeto em que o Laboratório de Irrigação está atuando em parceria com outros orgãos. Outros estão sendo elaborados em conjunto com prefeituras da região, tanto de Alagoas quanto de Sergipe, “para atender aos produtores rurais, no sentido de implantar banco de sementes forrageiras para o gado, rede de equipamentos para medição da chuva e solicitar o recurso do Garantia Safra”, completa Samuel.

Também há iniciativas do Laboratório na instrução de ordenha, de uso racional da água, de utilização adequada de tratores e implementos agrícolas, de inseminação artificial em animais, dieta alimentar animal baseada nos produtos disponíveis da região, apoio administrativo e técnico a cooperativas e associações, entre outros.