Artigos

A quatro mãos

18/09/2021
A quatro mãos

A magnífica obra Psicopatologia – Uma Abordagem Integrada – tradução da Noveritis do Brasil e, portanto, teve sua revisão técnica feita por Thaís Cristina Marques dos Reis, mestre em Ciências pelo Departamento de Psiquiatria e Psicologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Escrita a quatro mãos pelos doutores David H. Barlow, pioneiro e líder internacionalmente reconhecido em psicologia clínica e V. Mark Durand, que é, por excelência; conhecido mundialmente como uma autoridade na área de transtorno do espectro autista.

São 752 páginas versando sobre as temáticas: Comportamento anormal no contexto histórico, Avalição clínica e diagnóstico, Métodos de Pesquisa, Transtorno de ansiedade, Transtornos relacionados a trauma e a estressores e transtorno obsessivo-compulsivo e transtornos relacionados, Espectro da esquizofrenia e outros transtornos psicóticos e serviços de saúde mental: questões legais e éticas. Evidentemente, os renovados autores detalham os assuntos a fim de melhorar à compreensão dos profissionais da área da saúde como um todo.

A propósito, destaco o médico psiquiatra no Estado de Alagoas. Dr. Francisco Hélio Dantas Júnior, que atua na Gastroclínica em Maceió, bem        como na próspera Arapiraca (Casa de Saúde e Maternidade Afra Barbosa). Nas especialidades: Ansiedade, Anorexia- Bulimia, Autismo, Depressão, Stress pós-traumático, Síndrome do Pânico, Tabagismo e Transtornos Bipolar. Ético, e, sobretudo, atende às pessoas no sacerdócio médico que escolheu por idealismo e vocação.

Na contracapa do livro em apreço, vê-se uma súmula detalhada do conteúdo editorial. Os recentes avanços da ciência comprovam que não é mais possível ter uma visão única da psicopatologia, portanto, a proposta desta obra é oferecer uma abordagem integrada em que as interações intrincadas dos fatores biológicos, psicológicos e sociais são explicitadas da maneira mais clara e convincente possível.

Em outras palavras, trata-se de um livro-texto para as disciplinas de psicopatologia ligadas à psicologia, à medicina e às tantas outras áreas de saúde mental, nos cursos de graduação e pós-graduação, latu sensu e stricto. Recomenda-se aos profissionais de saúde mental que almejam se manter atualizados a respeito dos recentes avanços e pesquisas científicas relacionados aos diversos transtornos mentais. Inclusive, estão inseridas as novas diretrizes do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, o DSM-5.

A Globalização não aconteceu tão somente na Economia e no Comércio Internacional, profissão que escolhi e na qual atuo, sobretudo na área médica, onde na atualidade se experimenta novos tratamentos e, por que não dizer, métodos revolucionários que buscam uma melhor qualidade de vida  para os portadores de doenças mentais nos diversos países do Velho Mundo, América Latina, particularmente, nosso Estado de Alagoas.