Geral

Projeto Ballet a Serviço da Educação seleciona alunos neste sábado (28), no Complexo Cultural Teatro Deodoro

25/08/2021
Projeto Ballet a Serviço da Educação seleciona alunos neste sábado (28), no Complexo Cultural Teatro Deodoro

Parceria entre a Diteal e a bailarina Maria Emília Clark procura meninos de nove a 22 anos, na sala de dança, às 9h

Em seu sexto ano de atividades, o projeto Ballet a Serviço da Educação faz mais uma seletiva em busca de novos talentos. Desta vez, a audição ocorrerá com meninos de nove a 22 anos, neste sábado (28/08), às 9h, na sala de dança do Complexo Cultural Teatro Deodoro, no Centro de Maceió.

Podem participar alunos da rede pública de ensino que tenham alguma experiência com a dança. Para participar, é preciso levar declaração comprovando que estuda na rede pública e certidão de nascimento. É necessário também se apresentar com uniforme de ballet. As aulas já começam no sábado após a seleção.

“É muito importante oferecer oportunidades para que estudantes da rede pública de ensino tenham acesso a aulas gratuitas de ballet em uma instituição como a Diteal, que possui um dos circuitos culturais mais importantes do estado. Como as aulas ficaram suspensas por um ano e cinco meses devido à pandemia, não pudemos abrir novas turmas, estamos dando continuidade ao grupo formado no ano passado, porém conseguimos abrir essas vagas para meninos. Convocamos os interessados para que participem”, afirmou a diretora-presidente da Diteal, Sheila Maluf.

A bailarina, professora, coreógrafa e diretora, Maria Emília Clark, atua há mais de 20 anos no ballet em Alagoas. Ela veio da CIA brasileira, o Ballet Stagium, de SP, e é conhecida até fora do país pela trajetória. Neste trabalho, são desenvolvidas aulas evolutivas por meio da técnica clássica acadêmica, estudos coreográficos diversos, envolvimento com as artes visuais e cênicas do Complexo Cultural Teatro Deodoro, através de atividades complementares que auxiliam o processo criativo e educacional.

“O nosso trabalho consiste na formação do bailarino clássico e no desenvolvimento de projetos direcionados para a transversalidade das artes. Então, as crianças também têm aulas de história da dança, francês, postura corporal, entre muitas outras lições para que elas tenham um bom desempenho na vida”, pontuou Maria Emília Clark.

Para as alunas do projeto, além de uma experiência transformadora, estar no projeto é a realização de um sonho. “É fantástica essa experiência porque transmite, não só a desenvoltura física, como também mental. É um sonho mesmo de ingressar numa companhia, de fazer parte de inúmeros projetos, em Maceió e em outros lugares. São ensaios e aulas que fazem a gente querer mais para chegar no dia do espetáculo, se apresentar e maravilhar vocês”, relatou a aluna Júlia Cândido.

A aluna Sara Santos destaca o papel social do projeto Ballet a Serviço da Educação. “O projeto possibilita as crianças sonharem e é importante que elas estejam aqui, não nas ruas. Então, é de extrema importância o projeto para a nossa vida, estamos aqui fazendo o que a gente gosta e não tem nada mais gratificante”, disse.

O João, único aluno da turma atualmente, convida os interessados para que compareçam à seleção. “A minha história começa desde pequeno na dança e na ginástica. Não desistam por conta de outras pessoas nem do preconceito”, diz.

 

Serviço:

Seleção de alunos no projeto Ballet a Serviço da Educação.

Público alvo: meninos de nove a 22 anos.

Quando: Sábado (28/08/2021), às 9h.

Onde: Sala de dança do Complexo Cultural Teatro Deodoro, Centro de Maceió.