Artigos

Lendo & Comentando

28/08/2021
Lendo & Comentando

          “A Psicologia procura compreender e explicar os nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos, e desta forma tornar a nossa vida melhor, lançando luz sobre os nossos medos, traumas, recalques e frustrações”.

Nesse tempo de pandemia, a Editora Planeta publicou o valoroso livro: 50 Ideias de Psicologia que você precisa conhecer, de autoria do renomado professor Adrian Furnham, membro da British Psychological Society. Articulista dos jornais britânicos Sunday Times e Daily Telegraph, autor de 55 livros, conferencista internacional.

O autor em epígrafe, escolheu temas de relevância dividindo-os em subtítulos, a saber: Comportamento anormal, O efeito placebo, Em guerra contra o vício, Fora da real, Neurótico não, só diferente, Lobo em pele de cordeiro, Estresse, Ilusões visuais, Psicofísica, Alucinações, Delírios, A consciência, Psicologia positiva, Inteligência emocional, Para que servem as emoções? Terapia cognitiva, O QI e você, O efeito Flynn, Inteligências múltiplas, Diferenças cognitiva.

Por outro lado, dissecou sobre Personalidade e sociedade, Racionalidade e Resolução de problemas, Cognição, Desenvolvimento, Aprendizagem, O cérebro; Vasta bibliografia e glossário suficientes para dissipar dúvidas dos consulentes. Obra completa àqueles militantes da área e, ao mesmo tempo, profissionais interessados na rainha das ciências sociais.

Fiquei contente em saber que um psicólogo, pela segunda vez, fora ganhador do cobiçado Prêmio Nobel de Economia no século XXI. Em outras palavras, a psicologia fora criada na década de 1870, influenciando os gênios Darwin, Marx, Freud – Pai da Psicanálise. Esses pensadores mudaram o comportamento da sociedade daquela época até os dias atuais. Inclusive, brilharam no século XIX com seus inventos científicos.

Na contracapa do Manual, vê-se que a psicologia está em toda parte da sociedade e conhecer essa fascinante área é conhecer a nós mesmos, e entender porque fazemos determinadas coisas. É descobrir que muitas vezes não somos neuróticos, mas apenas diferentes.

Esta crônica, quero dedicar a minha querida sobrinha psicóloga Luciana. Casada com um integrante do Ministério Público Estadual Dr. Saulo Ventura. Ambos exercem suas profissões com zelo e competência na próspera Arapiraca. O direito e a psicologia andam de mãos dadas a serviço da população da Terra de Manoel André. VIVA A PSICOLOGIA !!!