Artigos

Lendo & Comentando

21/08/2021
Lendo & Comentando

Nas minhas andanças professorais no Cesmac no hinterland alagoano, lecionei Economia no curso de Informática na próspera Arapiraca. Lá, conheci o líder empresarial no ramo das Indústrias de Calçados (Sandálias in nature 725): Antônio Bandeira – que, à época, lançou seu majestoso livro Liderança E Motivação, 153 páginas recheadas de lições e dicas valiosas. Pedindo-me que o prefaciasse. E o fiz com muito prazer dada a amizade que ficou sedimentada ao longo de dos caminhos percorridos por ambos.

Ei-lo falando de sua própria obra como profissional: “O trabalho destina-se às pessoas que ocupam ou pretendem ocupar a posição de líder, seja de uma empresa própria, seja de uma empesa onde trabalha ou pretende trabalhar, ou ainda do ambiente familiar ou de qualquer outro local do seu convívio, e que tenham necessidade de melhorar o relacionamento interpessoal”.

A bem da verdade, observa-se que seu tirocínio empresarial, deu-lhe cabedal técnico à altura de oferecer lições de vida, e, ao mesmo tempo, apresenta soluções a fim de ajudar aos consulentes no manuseio quer da leitura do Guia Empresarial, quer nas múltiplas atividades desenvolvidas no cotidiano dos pretensos gestores.

Nesse sentido, define metas a serem alcançadas; ensina a delegar competências; dá prioridades a tarefas a serem executadas; destaca o papel da autoavaliação; ressalta a personalidade do líder, incentivando-o a participar dos negócios, e, a respeitar os outros no âmbito das tarefas do dia a dia. Trata-se de uma obra didática e, por isso, escrita em capítulos para facilitar à compreensão dos assuntos ventilados. Tenciona a incentivar os futuros administradores nas mais variadas atribuições humanas.

Por outro lado, o escritor/empresário destaca a importância das palavras e, por conseguinte, mostra o caminho certo para se obter eficácia na liderança na otimização do lucro. Faz valer sua experiência como agente transformador de ideias, de motivador de ações, de empreendedor convicto, que seu trabalho ajudará àqueles profissionais. Enfatizando a Ética e, prioriza o que mais deveria incentivar o empresário moderno na expansão capitalista, ou seja, a ser sobretudo um agregador.

Na qualidade de sócio honorário da ACALA – Academia de Letras e Artes de Arapiraca, sugiro à presidente daquele sodalício a convidá-lo a integrar seus quadros. Contudo, obedecendo aos ditames acadêmicos. E, por extensão, sugiro a classe empresarial a convidá-lo a explanar sua obra de grande importância às gerações novas da Terra de Manoel André.

“Algumas pessoas sentem-se sufocadas quando convivem com outras mais talentosas que elas. Isso dá-se apenas porque elas ainda não descobriram que todas as pessoas têm talentos”. E algumas, como você, reúnem vários talentos naquilo que escolheram exercer.