Geral

Casa Branca: estamos em contato diário com Taleban, durante retirada

23/08/2021
Casa Branca: estamos em contato diário com Taleban, durante retirada

Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan afirmou que o governo americano está em contato diário com o Taleban, a fim de garantir a retirada dos cidadãos americanos e de cidadãos locais ou de terceiros países que precisem sair do país. A declaração foi dada durante entrevista coletiva da Casa Branca, na qual Sullivan defendeu a estratégia americana no caso. “Acredito que tem havido enorme progresso na retirada do Afeganistão”, disse ele.

O conselheiro afirmou que apenas nas últimas 24 horas houve 28 voos militares americanos para retirar pessoas. No total, os EUA retiraram mais de 16 mil pessoas no país nas últimas 24 horas, comentou, dizendo que esses voos continuam a cada hora. Ele garantiu que serão feitas checagens para garantir a segurança, antes de que pessoas sejam enviadas aos EUA ou para terceiros países.

O prazo para o fim da retirada é 31 de agosto e o Taleban diz que não pretende estendê-lo. Questionado sobre essa possibilidade, Sullivan disse que não podia entrar em detalhes sobre as conversas com o grupo. Segundo ele, os Estados Unidos “não têm ilusões” sobre o Taleban, mas disse que o governo acredita que haverá tempo para retirar todo o pessoal até o dia 31.

Sobre a questão de segurança, ele disse que existe uma “ameaça séria” de eventual ataque do Estado Islâmico no Afeganistão, mas que as forças de segurança americanas trabalham para evitá-la. Sullivan ainda revelou que o presidente Joe Biden conversou ao telefone hoje com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, e que ambos discutiram o quadro no Afeganistão.

Autor: Gabriel Bueno da Costa
Copyright © 2021 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.