Geral

Ativista cultural Molla de Mandacarú é retratado em curta

31/08/2021
Ativista cultural Molla de Mandacarú é retratado em curta

Esse é um projeto piloto de série de documentário “Brasil Sem Limites” de Leandro Rolim

Em dez minutos, “Molla de Mandacaru” aborda os dilemas e desafios do compositor, dramaturgo, ator e artista, em sua carreira na Capital paraibana, onde possui um acervo musical contendo mais de 10 mil discos em vinil, de diversos artistas da cultura popular e de tantas outras vertentes da música nacional, e com isso se tornou o grande influenciador cultural do bairro onde mora.

O documentário tem direção e roteiro de Leandro Rolim, um jovem multimídia e ativista cultural, que se interessa pela cena cultural de João Pessoa, nas suas mais variadas vertentes. A produção é de Paulo Cezar Meneses e a direção de fotografia é de Wagner Cardoso.

Sobre o projeto, Leandro destaca que o Brasil deve ser mostrado aos brasileiros, pois há falta de conhecimento do povo sobre o país que vive, sua cultura, seus saberes e fazeres. “O curta tem caráter antropológico e identifica traços da individualidade humana que habitam não apenas o ambiente objetivo, mas também o abstrato da sociedade e do cotidiano”, destacou.

Sobre Molla

Lourenço Molla é compositor, dramaturgo, ator e artista. Começou sua carreira na década de 1970, num pequeno grupo em Mandacaru, bairro de João Pessoa que possuía, na época, uma relevante atividade cultural. Ele iniciou sua carreira em quadrilhas juninas, se apresentando também em lapinhas; popular artista pessoense, envolvido com cultura popular desde jovem, também foi ativista político. Participou de feiras e eventos culturais durante sua carreira artística. Em sua coleção, estão diversos artistas da cultura popular e de tantas outras vertentes da música nacional; Molla considera sua coleção como uma biblioteca representativa da própria cultura popular, cultura de raiz, rica em conhecimento, sendo uma expressão de seu apreço pela cultura. O artista resguarda suas memórias em cada item de sua coleção.

Sobre o Brasil sem Limites

O Brasil sem Limites propõe retratar o brasileiro, identificando suas peculiaridades que o distingue e assim, recriar o espírito de sua nacionalidade e influência, manifestadas no seu dia a dia, das mais variadas formas e no que há de mais comum na identidade usual brasileira.

Serviço:

Curta Metragem Molla de Mandacarú
Direção e Roteiro: Leandro Ribeiro Rolim
Assistente de Direção: Lia Mendes
Edição e Montagem: Kleber Patrício Góis
Direção de fotografia: Wagner Mendes Cardoso
Fotógrafa: Bianca Firmino
Cinegrafista: Lenec Mota da Silva
Captação e edição de som: Deyvison Calisto da Silva
Produção Executiva: Paulo César Meneses
Assistente de Produção: Catarina Strapação

Link para o Documentário:
https://www.youtube.com/watch?v=moJApXk-Vzg&t=13s