Geral

‘Vento Forte’ é o novo single do pernambucano Charles Theone

29/07/2021
‘Vento Forte’ é o novo single do pernambucano Charles Theone

Com nova canção, artista apresenta a pluralidade dos ritmos nordestinos, unindo xote, romance e forró. Foto: Max Levay

No próximo dia 5 de agosto, quinta-feira, os bons ventos do nordeste chegarão às ondas sonoras de todo o Brasil. O cantor pernambucano Charles Theone apresenta a sua mais nova música de trabalho: ‘Vento Forte’.

A canção, disponível em todas as principais plataformas digitais (Spotify, Amazon, Deezer, Tidal e YouTube), traz um xote poético, romântico e envolvente, composição do cantor em parceria com o escritor e jornalista Júlio Moura. Pré-save disponivel em https://tratore.ffm.to/ventoforte

Passeando pela pluralidade dos ritmos nordestinos, com alegria, swing e muito balanço, ‘Vento Forte’ é inspirada na vontade do artista em voltar às suas origens, utilizando a força do vento para sobrevoar os mundos com poesia e musicalidade.

O single compõe um álbum pulsante, romântico libertário, alegre e poético intitulado ‘Forró Colorido’, nome da canção lançada recentemente em parceria com o Pintor dos Orixás, Ed Ribeiro.

O artista, que se inspira em nomes como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, João do Vale e Gilberto Gil, conta como foi compor uma música que fala do seu sertão. “Compor e interpretar a nossa própria canção é passear no passado, presente e futuro”, frisa.

Charles revela que o single foi uma composição rápida e surgiu quando ainda morava no Rio de Janeiro. “Nessa época morava em Copacabana e fui direto passar a ideia para Júlio Moura, que era meu vizinho.  Era um momento que estávamos compondo muito. Nossa parceria começou em Olinda, quando o Júlio veio trabalhar na divulgação do novo álbum do nosso amigo Alceu Valença em 2008”, destaca.

Além do single, no dia 5 de agosto será lançado o ClipeDOC, disponível no YouTube. Gravado no Sertão Profundo, a criação do vídeo traz uma estética de filme rural e tem como foco registrar em vídeo clipe documentário, a simplicidade e toda a originalidade do povo nordestino. Para o artista, trata-se de um caldeirão de cores e sabores tropicais que o inspiram a cantar suas raízes e transmitir para o mundo suas influências.

Foto: Maria Morgado

Projeto musical une as belezas do sertão florido

Tendo o pedido do seu pai como ponto inicial para a inspiração principal deste projeto (álbum Forró Colorido), Charles, que já viajou o mundo levando a cultura nordestina, revela como surgiu a ideia de cantar sobre este sertão florido.  “Cuidando do meu pai, na UTI, ele me pediu para gravar um novo álbum dedicado a nossa cidade Inajá, no Sertão do Moxotó pernambucano. Ele falou que seria muito importante eu revisitar minhas origens e que eu deveria inserir nas minhas canções a força, coragem, fé e a alegria do nosso povo”, relata.

Devotos de São José, padroeiro de sua família, a canção ‘Forró Colorido’ que dá título ao álbum, foi composta em parceria com seu amigo Ed Ribeiro – um dos maiores artistas plásticos da arte contemporânea mundial“Nosso álbum vem colorido, fértil, alegre, liberto e próspero”, destaca Charles.

Sempre presente em sua terra, mesmo em meios as viagens que fez pelo mundo à frente do Maracatu Nação Pernambuco e levando a cultura nordestina, Charles conta como foi o processo de reconexão com suas raízes no sertão para a criação do álbum ‘Forró Colorido’.

Fotos: Divulgação

“Mesmo tendo viajado o mundo e já estando na estrada há muito tempo, eu sempre voltava para matar a saudade da família e coisas que tanto amo no meu sertão. O que mudou foi eu exercitar mais ainda o meu olhar para enxergar na simplicidade do meu povo e da minha terra os verdadeiros valores da vida”, explica.

O artista ainda fala que este novo álbum visa apresentar os sabores do sumo de toda a tropicalidade social e cultura do nordeste. “Nosso povo é colorido e alegre, além de sua devoção e fé por dias melhores”, completa.

FICHA TÉCNICA DA MÚSICA

Gravado no Studio C4

Produção e Direção Musical – Pablo Sousa e Charles Theone.

Voz – Charles Theone

Violão e guitarra – Pablo Sousa

Baixo – Robson Sousa

Bateria – Rogério Ratinho

Acordeon – Cezzinha

Zabumba e Triângulo – Quartinha

FICHA TÉCNICA DO CLIPEDOC

Direção e Fotografia – Max Levay

SOBRE O ARTISTA

Nascido em Inajá-PE, sertão do Moxotó, Charles iniciou sua trajetória artística desde muito cedo, com a convivência entre os vaqueiros, aboiadores, bandas de pife, festejos de novenas e dos Santos Padroeiros. Aos 13 anos começou a cantar na Banda da Cidade, Clave de Sol.

Com longa trajetória artística, o cantor passou pelo grupo Maracatudo Nação Camaleão em Olinda, onde ganhou destaque, sendo então convidado para assumir a voz principal do Maracatu Nação Pernambuco.

Durante os dez anos que passou à frente do Maracatu Nação Pernambuco, Charles fez turnê pela Europa, passando por mais de 88 cidades percorridas no velho continente. Já em carreira solo, o cantor recebeu prêmio no Festival New Orleans, sendo destaque na capa principal do Jornal Americano New York.

Para mais informações sobre o lançamento da música ‘Vento Forte’, entrevistas, pautas, acesse o Instagram @charlestheone.