Alagoas

Sesc Alagoas vai realizar mais 700 mamografias gratuitas; agendamento de exames será iniciado em 9 de agosto

29/07/2021
Sesc Alagoas vai realizar mais 700 mamografias gratuitas; agendamento de exames será iniciado em 9 de agosto

Mamografias serão realizadas no período de agosto a novembro, na Unidade Sesc Poço

Na luta contra o câncer de mama, o diagnóstico precoce pode fazer a diferença. Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), quando descoberta no início, a chance de cura para a doença pode chegar a 95%. Para ampliar o acesso ao diagnóstico do câncer de mama, o Sesc Alagoas vai realizar, gratuitamente, no período de agosto a novembro, mais 700 mamografias.

Os exames são destinados a mulheres com idade entre 50 e 69 anos, sem solicitação médica, ou a pessoas que não estejam nesta faixa de idade, desde que haja a apresentação de solicitação médica. O agendamento das mamografias será realizado no período de 9 a 13 de agosto, no Espaço Recreativo e Cultural da Unidade Sesc Poço.

Nos dias 9, 10 e 11 de agosto, o agendamento ocorrerá nos horários da manhã e da tarde, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Já nos dias 12 e 13 de agosto, os exames serão agendados somente no horário da tarde, das 13h30 às 16h30. No momento do agendamento, será necessária a apresentação de cópias legíveis do RG, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS.

As mamografias serão realizadas na Unidade Móvel Saúde Mulher, que estará estacionada no Espaço Recreativo e Cultural da Unidade Sesc Poço. Os resultados dos exames serão emitidos em aproximadamente 15 dias úteis pelo Hospital do Amor, que é referência no tratamento da doença. Os laudos serão impressos e as imagens entregues em DVD.

Tanto no dia do agendamento quanto no da realização do exame, será necessário seguir todas as medidas de prevenção ao coronavírus. Além de usar máscara e passar pela verificação de temperatura na entrada da Unidade Sesc Poço, é preciso higienizar as mães com água e sabão ou álcool 70%, quando houver necessidade, e evitar aglomerações.