Alagoas

Sebrae Alagoas e Seduc promovem Workshop Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL)

23/07/2021
Sebrae Alagoas e Seduc promovem Workshop Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL)

Convênio irá capacitar professores da rede estadual de ensino de Alagoas na metodologia PBL

Dentro da programação de lançamento do novo convênio de Educação Empreendedora firmado entre o Sebrae Alagoas e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), no próximo dia 28, a partir das 14h30, na sede do Sebrae, será promovido, também, o Workshop Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) – Estratégias Interdisciplinares do Laboratório de Aprendizagem.

O workshop irá capacitar professores da rede estadual de ensino de Alagoas na metodologia PBL e terá início com a palestra ‘Aprendizagem Baseada em Projetos: o changemaker da educação’, ministrada pelo professor José Motta Filho que também é pesquisador, consultor, palestrante, autor e entusiasta em Metodologias Ativas de Aprendizagem e Tecnologias Educacionais.

Ele também é co-fundador da Moonshot Educação, diretor educacional da Silicon Valley Brasil, Head of Edtech da Beenoculus XR, Head of Active Learning na Beetools e Advisor do Circuit Launch Education Program no Vale do Silício (EUA).

A programação do evento terá continuidade às 16h com a oficina ‘Metodologia ativa e suas práticas’, apresentada por Felipe Rodrigues, diretor de Operações Pedagógicas da Dreamshaper. O workshop terá continuidade no dia seguinte, das 14h às 16h.

A analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento (UCD) do Sebrae Alagoas, Luciana Gomes, destaca a importância em começar esse trabalho a partir do workshop e disseminar cada vez mais a cultura empreendedora no ensino fundamental e médio.

“Essa ação é feita para que haja o despertar no desenvolvimento de competências empreendedoras com criatividade, estimulando a economia e vocação local, além da inovação. Esse projeto em parceria com a Seduc é inédito porque o conteúdo apresentado entra na grade de formação dos professores da rede pública de todo o estado e tem um impacto muito significativo e qualitativo para a Educação Empreendedora do Sebrae”, afirma Luciana.

Sobre o convênio

O convênio entre o Sebrae Alagoas e Seduc irá capacitar os professores com a Metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, através da plataforma DreamShapper com um curso de 40h. A ferramenta irá apoiar os alunos no desenvolvimento de projetos relacionados com as suas aulas, guiando-os por metodologias de trabalho e conteúdos didáticos que promovem a sua autonomia e motivação. O convênio também irá buscar trazer para o estado o projeto piloto do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil, do Sebrae Minas.

Sobre o palestrante

O professor José Motta Filho também é Engenheiro Civil (UFPR); Pós-Graduado em Gestão Escolar (FAE); Especialista em Principles of Technology (Cord – EUA); MBA em Gestão Empresarial (FAE & Baldwin Wallace University – EUA); Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação [Must University – EUA] e Co-autor dos livros: O futuro alcançou a escola? (Editora do Brasil); Grandes soluções para a gestão educacional (Editora Ramalhete); A educação para um mundo exponencial (Clube de Autores).