Geral

Do rústico ao tecnológico: conheça a evolução dos aparelhos ortodônticos

08/07/2021
Do rústico ao tecnológico: conheça a evolução dos aparelhos ortodônticos

Dados do Ministério da Saúde, divulgados em 2016, já apontavam que 35% da população brasileira precisava do uso de aparelho ortodôntico. Além dos benefícios diretos relacionados ao alinhamento dos dentes, correção facial e de mordida, na higienização bucal, na mastigação, a ferramenta contribui ainda em casos de problemas respiratórios, gástricos, de má dicção e até dores de coluna e de cabeça.

Cerca de um terço da população brasileira tem indicação para corrigir problemas dentários por meio deles. Dr. Brunno Leite. Crédito: Rogério Finotti

“Os aparelhos ortodônticos se tornaram indispensáveis quando falamos de reparação de imperfeições na oclusão dental. Para além da estética, precisamos dos dentes bem relacionados e alinhados, porque as duas arcadas trabalham em conjunto e foram criadas para ter uma boa interação entre si. Os dentes possuem desenhos anatômicos diferentes propositalmente, para que exista uma engrenagem perfeita entre a maxila inferior e a superior”, considera Brunno Leite, especialista em Ortodontia e  Implantodontia, diretor da Venko Inteligência Odontológica.

Ao longo do tempo, a evolução dessa ferramenta foi muito grande. Desde o surgimento dos arames (Egito Antigo), fios metálicos (1819) e braquetes (1911) para auxiliar na movimentação dos dentes, muita coisa aconteceu. Das peças únicas usadas para amarrar os dentes à  revolução proposta pelos alinhadores invisíveis, os tratamentos estão cada vez mais discretos e eficazes. Hoje, os tratamentos são feitos, inclusive, com aparelhos transparentes, com tempo muito reduzido e com resultados surpreendentes.

Confira algumas curiosidades dos aparelhos ortodônticos

  • Na Grécia antiga, Hipócrates e Aristóteles já conjecturavam como corrigir dentes tortos. Ainda na idade antiga, no século 1 a. C, o fisiologista romano Aurélio Cornelius Celsus propôs em um tratado a pressão dos dedos para corrigir a arcada dentária.
  • Enquanto os gregos imaginavam, os egípcios realizavam. E uma descoberta arqueológica de 1992, revelou arames amarrando a arcada dentária de uma múmia, datada entre 1000 a 500 a.C. Uma espécie de aparelho dental em que uma tira de metal alinhava os dentes mais tortos da múmia.
  • Já os aparelhos ortodônticos devem sua origem, primeiramente, ao francês Pierre Fauchard, que em 1728 criou o bandeau, uma peça metálica perfurada, semelhante a uma ferradura de cavalo, em que se alinhavavam fios de seda para amarrar os dentes que necessitavam de correção. Foi o primeiro arco expansor introduzido na ortodontia, no entanto, na prática, ele não apresentava estabilidade.

Aparelho ortodôntico Bandeau – Pierre Fauchard

  • Outro pioneiro da ortodontia é Edward Angle, foi ele quem projetou aparelhagens compostas por peças padrões, pré-fabricadas, que compuseram a Angle System, que podia ser montada em várias combinações. É de Edward Angle a invenção dos braquetes – aquelas peças de metais que são acopladas aos dentes pelas quais se fixam os arames que promovem a movimentação dos dentes. Com as devidas adaptações, esses braquetes, inventados em 1928, ainda continuam sendo utilizados nos tratamentos ortodônticos tradicionais e compõem o sorriso metálico.
  • Em 1975, surgiu a demanda para tratamentos dentários mais discretos. Uma modelo da Playboy Club, que vivia em Hollywood, procurou tratamento para alinhar os dentes e utilizar um aparelho que fosse “invisível” para não interferir na sua carreira. Com isso, o dentista Dr. Craven Kurz decidiu improvisar utilizando os braquetes convencionais na superfície interna dos dentes (aquela de frente para a língua).  Dessa forma, ele inventou o aparelho oculto para uma clientela recheada de famosos que buscavam soluções ortodônticas imperceptíveis.
  • A última grande revolução na ortodontia veio por meio de pesquisa e estudos patrocinados pela empresa Align Technology, em 1999, que deu origem ao Invisalign. Por meio de uma tecnologia tridimensional computacional que utiliza modelos estereolitográficos e cálculos algoritmos, foi possível movimentar os dentes virtualmente e confeccionar precisos alinhadores transparentes e móveis.
  • Brunno Leite considera que o surgimento dessa tecnologia deu início a uma nova era nos tratamentos ortodônticos. “O paciente ganha em discrição, pois é praticamente invisível, ganha em velocidade, pois oferece resultados mais rápido que os tratamentos ortodônticos convencionais, além de ser um tratamento ortodôntico com menos dores e com mais comodidade, podendo o paciente retirar o aparelho sempre que julgar necessário, inclusive na hora das refeições”, diz. Ele informa que, em média, o tratamento com o Invisalign é um terço mais rápido que o tratamento com aparelho ortodôntico convencional.

Aparelho ortodôntico Invisalign