Economia

FGV: Indicador de Incerteza cai 3 pontos em julho ante junho, para 119,3 pontos

30/07/2021
FGV: Indicador de Incerteza cai 3 pontos em julho ante junho, para 119,3 pontos

O Indicador de Incerteza da Economia Brasileira (IIE-Br) caiu 3 pontos na passagem de junho para julho, para 119,3 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira. Com o resultado, o indicador devolve a alta do mês passado e retorna aos níveis de maio de 2021.

O IIE-Br é formado por dois componentes: o IIE-Br Mídia, que faz o mapeamento nos principais jornais da frequência de notícias com menção à incerteza; e o IIE-Br Expectativa, que é construído a partir das dispersões das previsões para a taxa de câmbio e para o IPCA.

Os dois componentes do Indicador de Incerteza caminharam no mesmo sentido em julho. O componente de Mídia recuou 2,8 pontos, para 118,9 pontos, contribuindo negativamente em 2,4 pontos para a queda do IIE-Br no mês. O componente de Expectativas, que mede a dispersão das previsões para os 12 meses seguintes, recuou pela quarta vez consecutiva, agora em 2,5 pontos, para 113,2 pontos, menor nível desde janeiro de 2020 (112,5 pontos). Com o resultado, o componente contribui de forma negativa, em 0,6 ponto, para a evolução na margem do indicador agregado, segundo a FGV.

“Para um recuo mais expressivo das incertezas neste segundo semestre de 2021, é preciso que os fatores que motivaram a queda do indicador em julho continuem melhorando de forma sustentável nos próximos meses”, disse a economista do FGV Ibre Anna Carolina Gouveia.

Autor: Denise Luna
Copyright © 2021 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.