Geral

Com apoio do Sebrae Alagoas, Festival Ademi é aberto no Maceió Shopping

23/07/2021
Com apoio do Sebrae Alagoas, Festival Ademi é aberto no Maceió Shopping

Diretores da instituição destacam relevância do evento para o calendário de negócios imobiliários do estado

A edição deste ano do Festival Ademi, uma realização da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi/AL) juntamente com o Sebrae Alagoas e demais parceiros, foi aberta oficialmente na manhã da última quinta-feira (22), no Maceió Shopping. Com foco na venda de casas, apartamentos, lotes e terrenos, o evento tem ajudado os alagoanos a realizar o sonho da casa própria, pois nem mesmo na pandemia esse desejo é deixada de lado.

A abertura foi realizada na praça central do Maceió Shopping, onde a estrutura do festival foi montada. O presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Alagoas, José da Silva Nogueira Filho – o Zezinho Nogueira – diz que a instituição não poderia deixar de participar de mais uma edição do festival, que ajuda a movimentar a economia alagoana, principalmente a cadeia produtiva do setor da construção civil.

“É muito importante a participação do Sebrae em mais um Festival Ademi, que sempre tem acontecido todos os anos com muito sucesso. É muito importante para os médios e pequenos negócios da cidade porque a cadeia da construção civil, quando você alavanca uma feira dessa, alavanca também as vendas e o mercado”, analisa.

“Você tem toda uma cadeia por trás da construção civil que é formada por micro e pequenas empresas. Por isso, o Sebrae estará sempre presente, como sempre esteve nas outras edições. Eu acho que a gente não pode ficar de fora desses eventos que ajudam a alavancar o desenvolvimento do estado e da nossa cidade”, destaca Zezinho.

O diretor superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira, também segue o raciocínio do presidente do CDE ao enfatizar a engrenagem que move a cadeia alagoana da construção civil. Para ele, as grandes empreiteiras funcionam hoje como montadoras, fazendo movimentar uma linha de produção que vai do micro, pequeno e médio negócio.

“Por trás dessas construções, dos edifícios, do mercado imobiliário estão as pequenas empresas. Tudo num edifício é feito por terceirização. As empreiteiras são gestoras de um conglomerado, um condomínio de pequenas e médias empresas. Portanto, o Sebrae dá assistência a grande parte dessas empresas que estão atuando nessa cadeia produtiva, que é uma das mais pujantes e geradoras de emprego e renda no país, e consequentemente, aqui em Alagoas”, afirma.

Vieira lembra que, mesmo com a pandemia do novo coronavírus, o setor da construção civil buscou meios para manter as atividades e evitar maiores traumas socioeconômicos, como fechamento de postos de trabalho e desaceleração nas vendas de imóveis.

“O setor aqui em Alagoas é muito forte. Gera oportunidades, injeta muito recurso na economia. Apesar de todas as dificuldades dessa fase de pandemia, o setor não paralisou, continua construindo, continuou avançando e, consequentemente, as pequenas empresas têm nesse campo uma série de oportunidades para se desenvolver e crescerem também. Quem sabe as micro se tornarem pequenas, e as pequenas se tornarem médias, e estas também virarem grandes empresas dessa área”, prevê o superintendente, que também é arquiteto e conhece bem o setor.

Roberval Cabral, diretor de Administração e Finanças do Sebrae Alagoas, enfatiza que o Festival Ademi é um evento consagrado, já incorporado ao calendário de negócios na capital alagoana e aguardado pelos consumidores dispostos a comprar a casa própria.

“E o Sebrae é um parceiro desse evento já ao longo dos anos, que realmente proporciona um crescimento do mercado imobiliário e com isso faz com que tenhamos uma mão de obra mais qualificada. O momento hoje é bastante gratificante, pois é uma ação que gera resultados positivos para a economia local”, destaca Cabral. “O Sebrae sempre apoia eventos consagrados e que beneficiam os micro e pequenos negócios”.

Além do Sebrae Alagoas, o Festival Ademi conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), Senai, Algás e Maceió Shopping. O evento segue até o próximo domingo (25), na praça central do shopping, em Mangabeiras.

“Nosso objetivo é facilitar para o público o processo de escolha desse momento tão marcante na vida de tantas famílias, que é a aquisição da sonhada casa própria”, explica o presidente da Ademi/AL, Marcelo Saldanha.

Para isso, além de um ambiente seguro e confortável onde será possível conhecer e comparar as melhores oportunidades, o público terá acesso também à versão online do festival no site www.festivalademi.com.br.

“Estamos passando por um dos períodos mais favoráveis para a aquisição de imóveis dos últimos tempos, com condições muito facilitadas de financiamento e baixas taxas de juros”, explica Saldanha. “No Festival Ademi, ao ter a chance de simular e entender melhor estas condições, muitas pessoas perceberão que já podem sair do aluguel e investir na construção de seus patrimônios”, completa.

A abertura do festival contou com as presenças de empresários, lideranças políticas e dirigentes de entidades como o Sinduscon – Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas.