Geral

Canadá planeja abrir fronteiras para viajantes vacinados em setembro

16/07/2021
Canadá planeja abrir fronteiras para viajantes vacinados em setembro

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou, nesta sexta-feira (16), que o país deve abrir as fronteiras para viajantes vacinados com as duas doses dos imunizantes contra a covid-19 a partir de setembro. Em uma reunião com líderes regionais canadenses, ele afirmou que, se as tendências atuais continuarem, “o Canadá estaria em uma posição para receber viajantes totalmente vacinados de todos os países no início de setembro”.

Segundo noticia o Guardian, foi apontado que o número de casos e doenças graves continuam diminuindo em todo o país à medida que as taxas de vacinação aumentam. Na reunião, também foram discutidos planos para começar a permitir que cidadãos dos Estados Unidos e residentes permanentes no Canadá vacinados com as duas doses dos imunizantes possam entrar no país a partir de meados de agosto para viagens não essenciais.

O New York Times relata que as autoridades regionais do Canadá recentemente suspenderam as restrições, já que as hospitalizações e mortes relacionadas à covid estão diminuindo. No entanto, na semana passada, Trudeau disse que os viajantes estrangeiros não vacinados que entram no país eram um cenário “que não vai acontecer por um bom tempo”.

Em contrapartida, às vésperas do início das Olimpíadas de Tóquio, a Reuters noticia que um membro da delegação da Nigéria está hospitalizado no Japão com covid-19. A emissora de TV Asahi relatou que o indivíduo, um não atleta de 60 anos da delegação nigeriana, testou positivo na noite de quinta-feira (15) no aeroporto com sintomas leves. Ele foi hospitalizado por causa da idade e condições pré-existentes.

Pelo quarto dia consecutivo, a Rússia relatou, nesta sexta-feira, recorde no número de mortes em 24 horas, com 799 óbitos relacionados ao coronavírus. De acordo com a Reuters, também foram reportados 25.704 novos casos da doença.

Hoje, a Indonésia também informou um aumento recorde de 1.025 mortes de covid em 24 horas. A Reuters diz que o país do sudeste asiático também relatou 54 mil novas infecções por coronavírus.

Na recuperação sobre os efeitos da pandemia, nesta sexta-feira, segundo afirmou o presidente da China, Xi Jinping, o país forneceu mais de 500 milhões de doses de vacinas a outros países em desenvolvimento e fornecerá outros US$ 3 bilhões em ajuda nos próximos três anos para apoiar as respostas nacionais contra a covid-19 e a recuperação econômica e social em outros países em desenvolvimento. De acordo com ele, a China também financiou a fundação de um fundo para a Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC) no combate à doença e recuperação econômica.

Xi ainda disse que a nação asiática apoia a renúncia dos direitos de propriedade intelectual sobre as vacinas e trabalhará com outras partes para pressionar por uma decisão rápida da Organização Mundial do Comércio (OMC) e outras instituições internacionais, conforme relata o Global Times.

Autor: Sofia Aguiar
Copyright © 2021 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.