Alagoas

Alagoas recebe até quarta (28) a maior remessa de doses de vacinas contra a Covid-19

27/07/2021
Alagoas recebe até quarta (28) a maior remessa de doses de vacinas contra a Covid-19

Nova remessa de vacinas contra a Covid-19 chega a Alagoas. Foto: Carla Cleto

Alagoas receberá esta semana o maior número de doses de vacinas contra a Covid-19 já recebidas até o momento. As 186.580 doses chegam entre esta terça (27) e quarta-feira (28), e devem acelerar ainda mais a imunização dos alagoanos.

Do total de doses a serem enviadas pelo Ministério da Saúde (MS), 81.750 são da AstraZeneca/Fiocruz, 17.300 da AstraZeneca/Covax Facility, 53.600 da CoronaVac/Butantan e 33.930 da Pfizer/BioNTech. As remessas da AstraZeneca e da CoronaVac estão previstas para desembarcar no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, nesta terça-feira (27), no período da tarde, e a da Pfizer, na quarta-feira (28), no período da manhã.

Aliviado com a chegada dos imunizantes em maior quantidade, o secretário de Estado da Saúde de Alagoas, Alexandre Ayres, relembra que a aceleração da vacinação é a grande responsável pela queda no número de mortes no estado, como pode ser visto no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

O secretário afirmou, ainda, que “a previsão é atingir a faixa etária dos 18 anos até, no máximo, outubro, e já iniciar a vacinação dos adolescentes de 12 a 18 anos”. O gestor da Saúde reforça também sobre a importância da segunda dose da vacina para a eficácia da imunização e o controle da pandemia. Após a chegada a Alagoas, os imunizantes terão a temperatura aferida, serão contabilizados e armazenados na sede do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, órgão vinculado à Sesau.

A retirada das vacinas por parte das Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) acontece somente depois que o PNI realizar o cadastro dos imunizantes. Para fazer a retirada, as SMSs devem realizar solicitação pelo Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES) e marcar agendamento prévio nas Centrais de Distribuição. Na Central de Arapiraca, o agendamento deve ser feito pelo e-mail [email protected].Já para a retirada na Central de Maceió, o agendamento deve ocorrer pelo e-mail: [email protected].

Balanço – Até às 13h30 desta segunda-feira (26), Alagoas recebeu do Ministério da Saúde, 2.239.780 doses das vacinas CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen.

No total, o Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, órgão vinculado à Sesau, já distribuiu 1.914.492 doses de vacinas para os 102 municípios. Desde o início da Campanha Estadual de Vacinação em Alagoas, em 19 de janeiro deste ano, foram aplicadas 1.729.325 doses. Deste total, 1.237.246 de pessoas tomaram a primeira dose (D1) e 492.079 já foram imunizadas com a segunda dose (D2) e dose única (DU).