Alagoas

Secretarias de Assistência Social e de Educação de Major realizam ação em apoio ao dia mundial contra o trabalho infantil

14/06/2021
Secretarias de Assistência Social e de Educação de Major realizam ação em apoio ao dia mundial contra o trabalho infantil

Ação foi realizada nesta segunda-feira

Em comemoração ao Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, a secretaria municipal de Assistência Social de Major Izidoro, realizou nesta segunda, 14, uma ação de conscientização em alguns pontos da cidade, como na feira livre e comércio. A ação feita em parceria da Semas com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) teve a participação de técnicos do Creas, Cras, Conselho Tutelar e do Serviço de Convívio e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Segundo a secretária Cecília Amaral, a mobilização serviu para chamar a atenção da população para o problema, que é a exploração de crianças para o trabalho, enquanto elas deveriam estar matriculando e vivenciando suas infâncias. As equipes envolvidas fizeram a distribuição de panfletos divulgando os órgãos de denúncia e ressaltando a importância da comunidade no combate a essa violação de direitos humanos, através do número 100, além do cata-vento, símbolo da campanha mundial contra o trabalho infantil.

As ações de combate e prevenção ao trabalho infantil foram desenvolvidas durante toda a semana. Em entrevista na rádio comunitária Sertãozinho, as equipes da Assistência Social e da Educação, explanaram sobre as atuações da secretaria em colaboração com o programa Busca Ativa Escolar, além de palestras, produção de vídeos e podcasts. Ela ressaltou o apoio da secretária de Educação do município, Maryelly Velozo.

Todas ações desenvolvidas contam com o apoio da gestão Theobaldo Cintra/Leopoldo Amaral.

Dia Mundial

O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil é comemorado no dia 12 de junho. A data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2002, para sensibilizar e mobilizar a sociedade sobre essa violação aos direitos humanos.