Geral

Prefeito Luciano reúne cooperativas para dinamizar a cadeia produtiva em Arapiraca

16/06/2021
Prefeito Luciano reúne cooperativas para dinamizar a cadeia produtiva em Arapiraca

Fotos: Pablício Vieira/Ascom Arapiraca

A agricultura familiar é a mola propulsora do desenvolvimento econômico e social de Arapiraca.

Para dinamizar ainda mais a cadeia produtiva local, o prefeito Luciano Barbosa e o secretário de Desenvolvimento Rural, Hibernon Cavalcante, participaram nesta terça-feira (15), no Centro Administrativo Municipal, de reunião com o presidente da Federação Unicafes Alagoas, Antonino Cardozo, e com o presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos.

O encontro também contou com a presença do presidente da Cooperativa da Produção Leiteira do Estado de Alagoas (CPLA), Armando Monteiro, e dos presidente da Capial, Francisco de Souza Irmão; da Cooperal, Maria José Alves, e da Cooperagre.

Na abertura da reunião, o prefeito Luciano Barbosa destacou a forte vocação do município de Arapiraca na agricultura familiar e reforçou a necessidade para que a cadeia produtiva seja mais competitiva e organizada.

“O cooperativismo é uma forma encontrada em diversas partes do mundo para fortalecer os mais variados tipos de negócios. Um exemplo disso é o caso de sucesso da cooperativa Pindorama”, afirmou o prefeito.

Luciano Barbosa falou da importância da interação e da troca de conhecimentos e experiências com a Unicafes e outras cooperativas para dinamizar a produção e a comercialização agrícola em Arapiraca”, acrescentou o prefeito, destacando o papel do secretário Hibernon Cavalcante e da equipe de técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural.

“Esse grupo tem a missão de transferir experiências, vencer obstáculos e superar barreiras para que possamos chegar a um nível de economia rural sustentável, com mais geração de empregos, renda e qualidade de vida no meio rural”, acrescentou o prefeito.

Ainda durante o encontro, Luciano Barbosa citou como exemplo o apoio que a Prefeitura de Arapiraca vem dedicando à agricultura familiar na comunidade de Poção, que tem se destacado como promissor polo de produção de camarão em Alagoas.

O presidente da Federação Unicafes Alagoas, Antonino Cardozo, revelou a intenção de formar um grupo com o apoio e participação da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Cresol e outras instituições para dinamizar a produção agrícola e o associativismo em Arapiraca.

“O município tem uma cadeia produtiva focada no plantio e comercialização da mandioca, abacaxi, milho e outros produtos da agricultura familiar”, citou Antonino Cardozo, revelando que Arapiraca possui cerca de 3.800 pequenos produtores rurais ativos, mas apenas 760 agricultores familiares produzem de forma cooperada.

Após a reunião, o prefeito Luciano Barbosa solicitou que o grupo realizasse um levantamento mais aprofundado acerca da cadeia produtiva local, com a coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, para que seja apresentado um plano de trabalho com as primeiras ações efetivas para fortalecer e dinamizar ainda mais a agricultura familiar em Arapiraca.