Alagoas

Governador anuncia ampliação da vacinação para maiores de 44 anos em Alagoas

24/06/2021
Governador anuncia ampliação da vacinação para maiores de 44 anos em Alagoas

Mais 104.490 doses de vacinas contra a Covid-19 chegam ao estado nesta quinta-feira (24) e Governo de Alagoas iniciará a distribuição nesta sexta (25). Foto: Márcio Ferreira

O governador Renan Filho anunciou, na manhã desta quinta-feira (24), por meio das redes sociais, a chegada de 104.490 doses de vacinas contra a Covid-19 e o avanço, com a nova remessa, do calendário de imunização em todo o estado, vacinando pessoas com 47, 46, 45 e 44 anos de idade. O Estado é destaque nacional como um dos que mais aplicam, com agilidade, as vacinas recebidas do Ministério da Saúde.

“As vacinas vão dar continuidade à vacinação por idade simples no estado. É um dia importante, porque vamos receber uma quantidade significativa de vacinas e de três marcas. Vamos receber 42 mil doses da Coronavac, 37.440 da Pfizer e 25.050 da Janssen”, anunciou Renan Filho. “A partir de amanhã vamos distribuir essas doses para os municípios”.

O novo lote de imunizantes chega, nesta quinta-feira, ao Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares e será distribuído pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde (Sesau), aos municípios alagoanos. “Como sempre, o Estado recebe os imunizantes, faz o acondicionamento inicial, confere a quantidade e faz a distribuição proporcional para todas as cidades”, lembrou o governador, afirmando que Alagoas trabalha para avançar com o calendário de vacinação e assim imunizar toda a sua população contra a Covid-19.

“Alagoas é um dos estados que mais aplicam as doses que recebe e esse é o melhor caminho contra a doença, nesse momento”, destacou o governador. Ele fez um apelo para que as pessoas que já tomaram a primeira dose retornem aos postos de vacinação em todo o estado para receber a segunda dose do imunizante.

“Você que tomou a primeira dose, apareça para tomar a segunda e você que tá na dúvida se vai ou não tomar a vacina, eu gostaria de esclarecer: hoje morrem muito mais gente entre as pessoas que não se vacinaram; inclusive estão morrendo mais pessoas jovens do que pessoas mais velhas em Alagoas, justamente porque a maior parte dos mais velhos já foi vacinada”, alertou Renan Filho.

O governador finalizou a transmissão desejando a todos um ótimo feriado de São João. “Espero que com a vacina, no próximo ano, o São João seja como sempre: com muita festa, com muito forró, com muita alegria e com muita diversão”.

Agilidade na vacinação – Em meados de maio deste ano, o Governo de Alagoas alcançou uma importante marca, sendo o primeiro Estado brasileiro a ter concluído a vacinação de grupos prioritários, seguindo o que foi determinado pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 do Ministério da Saúde (MS). A Campanha de Vacinação contra a Covid-19 em Alagoas foi iniciada no último dia 19 de janeiro.

Recentemente, Alagoas foi também o primeiro estado do Brasil a finalizar a vacinação dos trabalhadores da indústria contra a Covid-19. O Estado iniciou a distribuição das vacinas para que os municípios alagoanos imunizassem os trabalhadores da indústria no dia 21 de maio e, em menos de um mês, a vacinação desse público-alvo foi finalizada.